Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 16 de Outubro de 2019

1 0
:
0 7
:
1 2

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Campanha Publicitária

Internauta AN

publicidade

Notícias / Geral

3 Abr 2014 - 08:41

Juiz proíbe Detran-MT de cobrar estadia de pátio acima de 30 dias

E que com o pagamento da taxa de estadia e dos demais débitos em atraso o veículo fosse liberado.

Agência da Notícia com Nortão Noticias

Publicidade

 O juiz Márcio Aparecido Guedes, da Segunda Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, concedeu liminar para limitar a cobrança de taxa de estadia de um veículo no pátio do Detran em 30 dias.

De acordo com o magistrado, esse prazo, estabelecido pelo artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro, é uma garantia ao contribuinte em atenção à proibição do confisco (artigo 150, inciso IV, da Constituição Federal).

O magistrado sustentou que a cobrança do pagamento prévio da taxa de depósito para a liberação do veículo apreendido é legal, desde que não ultrapasse os 30 dias estabelecidos pela legislação de trânsito. Nesse sentido já se manifestou o Tribunal de Justiça, em reexame necessário de sentença.“É pacífico o entendimento de que a liberação do veículo recolhido ao pátio do órgão de trânsito está condicionada ao pagamento da taxa de estadia com prazo máximo de 30 dias (art. 262 do CTB)” (TJMT – Reexame Necessário nº 35219/2009 – relator desembargador Márcio Vidal, julgado em 17/08/09).

José Natanael Borges Benites ingressou com mandado de segurança contra ato do diretor do Detran-MT, objetivando concessão de liminar para que a Justiça limitasse a cobrança da taxa de estadia de sua motocicleta a 30 dias, com a expedição da guia correspondente para a quitação.

E que com o pagamento da taxa de estadia e dos demais débitos em atraso o veículo fosse liberado.

A motocicleta de José Natanael Borges Benites foi apreendida por agentes públicos e permaneceu no pátio do Detran por 298 dias, totalizando uma conta de R$ 1.921,00.

 
Sitevip Internet