Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Esporte

Técnico de 20 anos está invicto no comando de equipe sub-17 após 51 jogos

Fã de Tite, Esthevão Santos, que também era jogador do juniores, dirige o Gonçalense-RJ e ainda não perdeu à frente do clube: são 46 vitórias, cinco empates e mais de 93% de aproveitamento.

Técnico de 20 anos está invicto no comando de equipe sub-17 após 51 jogos

Foto: Reprodução

Esthevão Santos tem só 20 anos, possui pouca experiência no futebol, mas já pode ser considerado uma promessa do esporte. Mas não dentro das quatro linhas.

Isso porque ele é o técnico do sub-17 do Gonçalense desde julho de 2017 e está invicto à frente da equipe: são 51 jogos, com 46 vitórias e 5 empates, segundo a Federação de Futebol do Rio (Ferj). Um aproveitamento de mais de 93%.

Esthevão, que também foi jogador do juniores do clube nesta temporada, assumiu o time em julho do ano passado e, desde então, nunca soube o que é perder.

- Bom, eu confesso que não esperava que fosse assim. Foi mais uma iniciativa minha. Sempre gostei de analisar táticas, o esquemas de jogo e, assim que completei 18 anos, comecei a acompanhar mais isso de perto por estar jogando - diz.

Os números de Esthevão pelo Gonçalense são divididos entre o Campeonato Niteroiense, a ABS Cup e o estadual, que reúne equipes da segunda e da terceira divisão. Nas duas primeiras competições, o clube sagrou-se campeão.

No Carioca sub-17, são nove partidas, oito vitórias e apenas um empate (aproveitamento de 92,5%). E o mais impressionante: são 24 gols marcados e apenas um sofrido.

- Esses números surpreendem um pouco. Eu não esperava isso, que os resultados fossem tão bons assim. No Carioca, não me surpreende, porque estamos trabalhando forte, temos um time bem consistente defensivamente - garante.

Morador de São Gonçalo, Esthevão estava divididindo o seu tempo entre duas funções até bem pouco tempo: de jogador e técnico. Ele, no entanto, decidiu largar a carreira de volante recentemente devido ao calendário do sub-17 e pelo sonho de focar na carreira de treinador.

- Eu decidi parar para continuar o que vem dando certo. Ser treinador é o que eu tenho em mente para mim e quero poder mostrar o meu serviço, ser reconhecido para, quem sabe, trabalhar num clube grande um dia - afirma Esthevão, que ainda projeta se formar em educação física e estudar para a profissão.

- Eu ia fazer um curso da Ferj que teve, mas não deu porque era durante a semana e ficou complicado para mim por causa dos jogos do sub-17. No fim do ano, eu vou fazer e, em 2019, eu inicio a minha faculdade de educação física.

Esthevão Santos afirmou que vai estudar para o cargo de treinador e irá fazer educação física. De acordo com o presidente do Gonçalense, Joacir Thomaz, foi o próprio Esthevão quem optou por dar prioridade ao trabalho como treinador.

- Nós demos a opção para ele, perguntamos o que ele queria de verdade. Ele optou por treinar o sub-17, porque ficava mais à vontade trabalhando com os meninos. E o trabalho está sendo muito bem feito. No campeonato todo ele só sofreu um gol, você acredita? - indaga o dirigente.

Ainda no início da carreira e com muito caminho pela frente, Esthevão revelou que tem um grande ídolo para se espelhar: Tite, treinador da seleção brasileira.

- O técnico que eu me espelho é o Tite. Gosto do trabalho dele, desde a época do Corinthians. É um treinador muito inteligente, e eu sempre observo os seus trabalhos.

Com o sucesso do jovem à frente do sub-17, o presidente do Gonçalense revelou que estuda, quem sabe, promovê-lo para os juniores no futuro ou até mesmo para o profissional mais adiante. A idade, inclusive, não é nenhum problema para o dirigente.

- Com certeza, por que não? A qualidade não tem idade. Quando o Pelé foi convocado em 58, ele era novo e ia ficar de fora por causa da idade? Foi convocado assim como o Fenômeno em 94. O que manda é a qualidade do profissional. E isso o Esthevão tem apresentado. Se ele conseguiu tudo isso, é porque alguma coisa de bom e de diferente ele tem - encerra.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp