Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Eleições 2018

Candidata ao Senado em MT, Selma Arruda diz que defende porte de arma

Candidata do PSL foi a segunda a participar da rodada de entrevistas ao Bom Dia MT com os candidatos ao Senado.

Candidata ao Senado pelo PSL, Selma Arruda afirmou, durante entrevista ao Bom Dia MT, nesta terça-feira (25), que defende o porte de arma ao 'cidadão de bem' e afirmou que é contrária ao aborto e à legalização da maconha.

Juíza aposentada, Selma Arruda foi a segunda candidata entrevistada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo, com os cinco candidatos mais bem colocados na última pesquisa Ibope. Assista a entrevista completa no vídeo acima. O primeiro entrevistado foi Jayme Campos, do DEM.

As entrevistas seguem até sexta-feira (28) e, abaixo, há o cronograma.

Durante a entrevista, Selma Arruda disse que o porte de arma foi um desejo dos brasileiros, ouvidos por meio de um plebiscito.

“Eu acredito que o cidadão de bem, que não tenha passagens policiais ou problemas mentais, tenha sim o direito de andar armado como meio de se defender de ataques contra seu patrimônio e a sua família”, declarou.

Para a juíza aposentada, o porte de arma não aumentará a violência no país.

“As pessoas podem se agredir com pedaço de pau, pedra e faca. Não é a arma que vai aumentar o número de agressões. O que eu vejo é que hoje o cidadão de bem, quando para no sinaleiro, não sabe se vai ser assaltado ou não. E o ladrão assalta sem a mínima cerimônia”, criticou.

A candidata declarou também que proprietários de fazendas e chácaras, quando têm os locais invadidos por movimentos de pessoas sem-terra, devem ter o direito de se defender, também armados.

“Hoje quando uma propriedade é invadida, o proprietário tem que pagar advogado, entrar com ação judicial e pagar custas judicialmente com valores exorbitantes e aguardar a decisão judicial. Enquanto isso já colocaram fogo na fazenda, no gado, nos tratores e já tiraram o que tinha que colher e levaram embora”, declarou.

Segurança pública

Sobre o cenário da segurança pública, a candidata disse que atualmente as leis favorecem apenas os assaltantes.

“A segurança pública, por mais pessoas que você coloque lá e viaturas, nunca será suficiente enquanto a gente não melhorar a legislação e diminuir essa sensação de impunidade”, comentou.

Reforma da previdência

Selma afirmou que é a favor da reforma da previdência, mas acredita que pode ser alterada para favorecer o trabalhador.

“Acho que a nossa expectativa de vida subiu, portanto, tem que haver reajuste na idade limite da aposentadoria. A conta não fecha, a gente precisa otimizar indo atrás dos grandes sonegadores e de venda de imóveis e patrimônios e pode muito bem ser revertida para cobrir esse rombo todo [na previdência]. Não acho que tem que ser debitado ao trabalhador essa conta”, pontuou.

Para a candidata, deveria ser feito uma reforma política na União, extinguindo cargos políticos que, para ela 'servem apenas como loteamento de cargos'.

Aborto, maconha, casamento gay

“Eu sou contra o aborto, de qualquer forma, e o que já é previsto em lei é absolutamente factível. Não existe, na minha opinião, para que se aumente as possibilidades de aborto. Sou contra a liberação da maconha. Eu acho que não adianta você liberar o uso da maconha e imaginar que isso vai diminuir o consumo. Ao contrário, isso vai aumentar e aumentar o problema social que se causa. Sou a favor de que toda e qualquer relação seja juridicamente correta”, finalizou.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp