Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Esporte

Ciclo longo faz Tite quebrar próprias regras em busca de alternativas para a Seleção

Técnico abre leque, convoca jogadores para posições diferentes das de seus clubes e outros pouco utilizados. Momento é de ter variações para montar grupo da Copa América

Ciclo longo faz Tite quebrar próprias regras em busca de alternativas para a Seleção

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O início de um ciclo longo, de quatro anos e meio até a próxima Copa do Mundo, dá a Tite licença para quebrar algumas de suas próprias doutrinas adotadas nos primeiros dois anos à frente da seleção brasileira.

Se antes ele procurava ser absolutamente rigoroso com critérios de convocação, agora se permite chamar jogadores para posições diferentes das que têm em seus clubes, e até atletas que mal têm sido utilizados.

+ Seleção jogará contra o Uruguai em novembro e busca rivais europeus para março

Fabinho, por exemplo, há anos é volante. Seu bom desempenho no meio-campo do Monaco chamou atenção do Liverpool. Lá, Jürgen Klopp, um “amigão à distância” de Tite, o mantém centralizado. Mas o comandante brasileiro o convocou para a lateral direita.

– O Tite me telefonou antes da primeira convocação (em agosto) e perguntou se poderia contar comigo na lateral direita, se eu achava que isso poderia me prejudicar no meu clube. Eu disse que não, que para mim seria ótimo, é sempre bom estar na Seleção. E toda minha base no Fluminense foi na lateral – relatou Fabinho.

Outro exemplo é Malcom. Ele faz parte de uma extensa lista de jovens ponteiros, atacantes de lado de campo. Contratado pelo Barcelona num chapéu na Roma, que havia acertado tudo com o brasileiro depois de boa temporada no Bordeaux, Malcom nem sequer tem sido relacionado para os jogos da Champions League.

Mesmo ainda longe de ser protagonista na equipe de Ernesto Valverde, o atacante conseguiu sua primeira chance na Seleção nesses amistosos contra Arábia Saudita e Argentina.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp