Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Nome de fundador do Indea-MT sãos eternizadas em rua que dá acesso ao órgão

O engenheiro agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro (in memorian) foi o fundador e primeiro presidente do Indea-MT na década de 70

A rua que dá acesso a sede estadual do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), em Cuiabá, agora tem novo nome. O homenageado é o engenheiro agrônomo Arnaldo Duarte Monteiro , fundador e primeiro presidente do órgão na década de 70. A lei estadual que define a nova nomenclatura foi publicada no Diário Oficial que circulou na sexta-feira (28).

O homenageado é pai do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, e teve trajetória marcada por relevantes serviços prestados à população e ao desenvolvimento do Estado, com atuação de destaque nas décadas de 1970 e 1980, contribuindo para o fortalecimento das bases iniciais do atual modelo de agronegócio mato-grossense.

A frente do seu tempo, Arnaldo Duarte Monteiro comandou a criação, implantação e expansão das atividades de defesa sanitária animal, vegetal e de proteção ao meio ambiente em uma época em que o número de servidores era escasso e a força de trabalho era exaustivamente demandada pela opulência do território de Mato Grosso.

“Essa homenagem é muito significativa, porque meu pai trabalhou incansavelmente por esse estado. Ajudou a construir um novo modelo de gestão, implantou novos processos, normas técnicas, inaugurou vários escritórios no interior e liderou campanhas de controle e erradicação de pragas e doenças”, lembrou o filho do homenageado, Marcelo Duarte.

O trabalho iniciado por intermédio de Arnaldo Duarte Monteiro contribuiu para tornar Mato Grosso o principal produtor agrícola do país e um dos principais do mundo, graças à eficiência e efetividades das ações realizadas pelo Indea-MT.

Biografia Arnaldo Duarte Monteiro nasceu no dia 6 de abril de 1946, em Cuiabá. Faleceu em com 46 anos, em 12 de maio de 1992. Membro de tradicional família cuiabana, ao longo da sua carreira, trabalhou em diversas atividades no âmbito do Estado de Mato Grosso, ocupando cargo de subsecretário de Indústria, Comércio e Turismo e como conselheiro titular do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT).
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp