Agência da Notícia

5 6

Últimas Noticias

Torpedos

Cidadão revoltado

Já passou da hora da prefeitura de Confresa se pronunciar quanto à ÁGUAS DE CONFRESA pelo...

lucas do Pan

Ola gente vamos ver se o novo governo do MT vai construir o nosso hospital aqui no pan. OU É SÓ...

ONDA DE FURTOS

Pessoal já está mais que na hora de pegar esses meliantes que andam roubando em nossa cidade, já...

Classificados

Anunciante: Verônica Nascimento

Valor: A combinar

Notícias / Agronegócio

8 Jan 2019 - 15:08

Pesquisadores descobrem proteína da imunidade

"O conhecimento desses mecanismos e outros abre o caminho para o futuro desenvolvimento de culturas"

AGROLINK

Um grupo de pesquisadores argentinos descobriu que a proteína HrpE pode desencadear respostas a imunidade em plantas. Os pesquisadores descobriram um novo uso para a proteína que as bactérias usam como a agulha de uma injeção para infectar frutas cítricas, tomates, pimentas e outras culturas.

A proteína bacteriana está presente nos patógenos do gênero Xanthomonas, cujas variedades causam doenças em diferentes culturas de importância econômica. Pesquisadores do Instituto de Biologia Celular e Molecular de Rosario (IBR), dependentes do CONICET e da Universidade Nacional de Rosário, também identificaram a proteína da planta que interage com o HrpE e desencadeia uma resposta no sistema imunológico da planta para se defender contra um ataque microbiano, de acordo com a publicação da Agência, CyTA-Fundación Leloir.

"Conhecer em um nível molecular a interação entre plantas e microrganismos capazes de gerar doenças abre caminho para o desenvolvimento de plantas resistentes a pragas que causam enormes perdas econômicas", disseram os diretores do estudo, Dr. Jorgelina Ottado e Natalia Gottig, responsável pelo Laboratório no IBR.

Para chegar a essas descobertas, os cientistas isolaram proteínas HrpE de um patógeno dos citros ( Xanthomonas citri subsp. Citri ) e as inocularam em uma planta amplamente utilizada no estudo da fisiologia das plantas, Arabidopsis thaliana . A análise molecular revelou que o HrpE interage com uma proteína de uma família conhecida como "CsGRP", e que é crucial ativar a resposta imune. Quando os pesquisadores inibiram o gene que dirige sua produção, as plantas não conseguiram se defender.

"O conhecimento desses mecanismos e outros abre o caminho para o futuro desenvolvimento de culturas resistentes a pragas, com a consequente diminuição do uso de agrotóxicos prejudiciais ao meio ambiente", concluem.