Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 26 de Maio de 2019

0 4
:
0 1
:
2 8

Últimas Noticias

Torpedos

Alternativa

Parabéns ao sindicato rural e prefeitura municipal de vila rica MT 33 anos de aniversario

Camilão iluminado!

Parabenizo a administração municipal que atendeu as diversas solicitações dos munícipes e iluminou...

Camilão às escuras

A situação da praça Camilão é triste. Um dos pouquíssimos espaços públicos para lazer e talvez o...

Enquete

Na sua opinião a reforma da previdência 2019 deve ser aprovada?

Classificados

SANDERO STEPWAY 12/12

Cidade: CONFRESA

Anunciante: RAFAEL GABOARDI BECKER

Valor: A COMBINAR

casa para vender

Cidade: Confresa

Anunciante: ADILSON VITAL

Valor: A combinar

Ford Focus 2007

Cidade: Confresa

Anunciante: Wilsrley

Valor: 9.000,00

Notícias / Geral

24 Jan 2019 - 11:33

Já aderiu à CNH Digital? Saiba como fazer para conseguir a sua gratuitamente!

O documento é gratuito e não é necessário ir até uma unidade do Detran|ES para emitir a carteira eletrônica

Redação Folha Vitória

Publicidade

Publicidade

Em todo o Estado, 27.973 condutores já utilizam a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação no celular ou tablet. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) destaca que um número ainda maior de condutores registrados no Estado estão aptos e podem ter acesso à CNH Digital como uma alternativa ao documento em papel. 

Para obter a CNH Digital, é necessário que o condutor interessado já tenha o documento de papel com o QR Code, código localizado na parte interna da carteira. Todas as CNHs emitidas a partir de maio de 2017 têm a tecnologia. O condutor que não tiver o QR Code em sua CNH poderá fazer a antecipação da renovação ou solicitar uma segunda via. Nestes casos, o usuário terá que pagar as taxas desses serviços.

A CNH Digital é opcional para aqueles condutores que têm interesse em ter o documento no aparelho celular ou tablet. A carteira impressa continua a ser emitida normalmente nos padrões atuais, mas o condutor pode dirigir apenas com a CNH Digital. Nesse caso, deverá se atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, e o condutor será autuado.

A versão eletrônica da CNH tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, sendo válida como documento oficial. Ela tem todas as informações dispostas no documento impresso e fica disponível no aparelho celular que o condutor já utiliza no dia a dia e pode ser acessada off-line, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados. O aplicativo que armazena a CNH Digital, permite visualizar a CNH frente e verso, o QR Code, e, ainda, exportar e compartilhar o arquivo da CNH (por e-mail e até WhatsApp) para usar em qualquer situação que exija um documento autenticado.

Além da CNH Digital, o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ permite que o condutor tenha no celular a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que também será disponibilizada para os proprietários de veículos registrados no Estado nos próximos meses, após finalizada a adequação do sistema.

Como obter a CNH Digital (O condutor deve ter a CNH com QR Code):

1- Efetuar o cadastro Portal de Serviços do DENATRAN;

2- Criar um login e senha

3- Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;

4- Caso seja solicitado o certificado digital, deverá ser encaminhado um e-mail para cnhdigitales@detran.es.gov.br, informando o mesmo número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, e o endereço de e-mail cadastrados no portal e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado;

5- Instalar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone;

6- Inserir as informações solicitadas pelo próprio aplicativo e gerar a "Chave de Acesso" com 4 dígitos (PIN);

7- Adicionar a CNH Digital no aplicativo.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet