Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Ex-prefeito de Confresa Gaspar Lazari é acusado de desviar mais de R$ 4,5 milhões

Entre as denúncias de desvio do dinheiro publico está uma licitação de 14 toneladas de arroz que teriam sido adquiridas em um único ano

Camila Nalevaiko | Agência da Notícia

30/01/2019 - 14:52 | Atualizada em 31/01/2019 - 15:21

Ex-prefeito de Confresa Gaspar Lazari é acusado de desviar mais de R$ 4,5 milhões

O casal é acusado de desvio de dinheiro da prefeitura municipal de Confresa

Foto: Agência da Notícia | Facebook

A Polícia Federal em Conjunto com a CGU deflagrou na manhã desta quarta-feira, (30), de janeiro, a Operação Tapiraguaia, onde o principal foco é o ex-prefeito de Confresa e suplente de Deputado Federal Gaspar Domingos Lazari, e diversos servidores públicos, além de empresários. De acordo com um dos delegados que está no comando da operação e que conversou com exclusividade com o Agência da Notícia Dr Carlos Henrique D’Angelo, o ex-gestor Gaspar, por não ser mais prefeito não tem mais fórum privilegiado por tanto pode ser investigado sem passar pelo Tribunal.

Segundo o Delegado, as fraudes cometidas na prefeitura eram grotescas, feitas de formas grosseiras, dando a impressão de que nunca ninguém se quer notaria. “Pelo fato da região ser conhecida como o Vale dos Esquecidos, acredito que eles imaginavam que ninguém nunca se quer iria ver essas fraudes, se quer investigar”, disse o delegado.

Leia também: PF faz operação contra esquema de desvio em prefeitura de Confresa, referentes aos anos de 2015 e 2016

Ele ainda informou que Confresa foi um dos municípios de MT que mais recebeu verbas do Governo Federal, e que as obras não foram concluídas. “É um absurdo, no caso das merendas por exemplo, em apenas um ano, foram comprados através de licitação 14 toneladas de arroz, imagina uma quantia dessa? Indagou o delegado. Foram pagas por pontes que estão desmoronando, postos de saúde com um valor muito acima do que foi gasto, e o Posto está um tapera, disse o delegado, isso é um descaso com o dinheiro público e principalmente com a população”, disse o Delegado D’Angelo ao Agência da Notícia, na base que a Central da Operação formou em Confresa.

Entre os envolvidos e acusados de movimentarem e receberem dinheiro dos desvios públicos estãoalguns parentes,empesários, entre eles Regina Maria Pascualote, José Carneiro responsável pela licitação, Construtora Progresso, ao todo são 45 mandados de busca e apreensão, 05 mandados de citação pessoal liminarmente.

“Todos sabiam, recebiam e movimentavam esse esquema de corrupção mantido aqui na Prefeitura de Confresa, desde o Chefe do Poder Executivo, parentes, funcionários e servidores e empresários, e isso pode ser comprovado através de quebra de sigilo bancário, interceptação de telefone, e muitas outras provas, fora as que conseguimos agora, que pode ultrapassar o valor de 4,5 milhões”, disse o delegado.

O delegado fez questão de ressaltar que todos devem cooperar neste momento, se não houver cooperação aí sim pode haver prisão. O prefeito de Canabrava o Norte João Cleiton também está sendo citado, e de acordo com o delegado, é por causa da investigação da ex-gestão de Gaspar, onde João Cleiton era procurador. “O atual prefeito de Canabrava está sendo ouvido por que ele era procurador da gestão do Gaspar e por isso a PF esteve na Prefeitura de Canabrava, mas não teve nada haver com a atual gestão do município de Canabrava do Norte”, explicou o Delegado da PF.

Hoje devem ser ouvidas as pessoas e indiciadas, pelos crimes de Organização Criminosa, Corrupção, Fraude em licitação e lavagem de dinheiro, além de improbidade administrativa que envolviam gestores e servidores municipais.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp