Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 20 de Agosto de 2019

0 2
:
2 0
:
3 7

Notícias / Geral

6 Fev 2019 - 11:22 | Atualizado em 6 Fev 2019 - 11:32

Índios fazem manifestação em frente à prefeitura de Confresa e se posicionam contra municipalização da saúde

Os indígenas também se posicionaram contra a revisão da demarcação da reserva Xavante Marãiwatsédé.

Redação | Agência da Notícia

RNATV | Carla Rezende

Cerca de 120 índios participaram do ato de manifestação (Crédito: RNATV | Carla Rezende)

Cerca de 120 índios participaram do ato de manifestação

Publicidade

Cerca de 120 indígenas de várias aldeias do município de Confresa realizaram nesta manhã de quarta-feira, (06), uma manifestação contra a municipalização da saúde indígena e contra a paralisação de demarcação de terras na região do Araguaia.

Os índios da etnia “Tapirapé” e “Karajá” se deslocaram para Confresa e em frente à prefeitura municipal fizeram danças típicas onde manifestaram sua insatisfação pacificamente. Os indígenas também se posicionaram contra a revisão da demarcação da reserva Xavante Marãiwatsédé, proposta pelos Deputados Federais José Medeiros e Nelson Barbudo. 

Com cartazes os indígenas se mostraram contrários a posição imposta pelo governo federal em passar a saúde indígena aos municípios. Outro ponto criticado pelos indígenas foi a transferência da responsabilidade de demarcação e terras, tirada da FUNAI e passada ou Ministério da Agricultura.

Participaram do ato de manifesto as aldeias Apyãwa Tapirapé, Maxakali, Santa Laura e Urubu Branco.

Inserir comentário

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

  • por Romeu, em 7 Fev 2019 às 23:54

    Esses índios são muito cara de pau mesmo viu !!! Vai trabalhar cambada !!! Sai do nosso cangote !!! Tá pegando o boi !!! Tá achando ruim ? Vive de remédios feitos com base nas suas traduções uai.... índio não tem terra! A terra e a da União !!!

  • por Elton Satoru, em 7 Fev 2019 às 07:43

    Só vejo hipócritas sem nenhum conhecimento básico,sobre o próprio país,essa terra chamada "Brasil", pelo colonizadores que aqui vivem e reinam até hoje,são dos índios. Eles estão manifestando sobre seu próprio terreno,índio é gente também,e eles tem até mais direitos que nós,porque nós,que somos os invasores.

  • por Mary woiciek, em 6 Fev 2019 às 17:58

    Eles querem ter direitos mais que nos em tudo! Quando tira seus privilégios apelam abusam da população cobrando pedágios arrendam as terras indígenas!

  • por Jadson de Lima Santana, em 6 Fev 2019 às 12:29

    Até os índios sabem que municipalizando a saúde para eles , a qualidade vai cair e nivelar eles a população que sofre com a prestação de serviço do município.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet