Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Cia de Força Tática é mais nova unidade da PM em Cuiabá

Companhia especializada vai reforçar policiamento dos cinco batalhões da Capital e dos municípios de Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

Policiais da 20ª Companhia de Força Tática, a nova unidade especializada da Polícia Militar, reforçam o policiamento em Cuiabá. Nesta sexta-feira (15.02), logo depois da apresentação do efetivo, momento que incluiu simulação de abordagem e lançamento do estágio operacional supervisionado, os “taticanos” foram às ruas reforçar a Operação ‘Ostentividade Total’.

Como no interior do Estado, onde as ações de rotina dos Comandos Regionais são fortalecidas por Companhias e Pelotões de Força Tática, na Capital a unidade chega com a proposta de atuar de maneira mais forte na repressão à violência, com treinamento e armamento diferenciados.

Portanto, além dos Batalhões Rotam, Bope, Cavalaria, Trânsito e Ambiental, as especializadas com sede em Cuiabá têm a competência de atuar em qualquer cidade de Mato Grosso e a população da região metropolitana passa a contar também com a exclusividade da Força Tática.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, explica que a Força Tática tem papel suplementar, de apoio às unidades que fazem o policiamento de rotina. Também atua de maneira planejada, a partir de dados estatísticos e análises criminais, fazendo intervenções pontuais e precisas na repressão e controle dos índices criminais.  

Conforme o coronel Assis, a nova unidade vai aumentar a ostensividade, ou seja, a presença de policiais nas ruas, fazendo abordagens e checagens de pessoas e veículos. “A sociedade sentir em breve os efeitos das ações da Força Tática”, completa.

O Comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel Wankley Rodrigues, observa que os policiais da Cia de Força Tática foram treinados pelo Bope e Rotam. Passaram por um nivelamento tático que os torna mais qualificados às intervenções nas ocorrências de crimes de maior potencial ofensivo.

Vinculada administrativa e operacionalmente ao 1º Comando Regional de Cuiabá, a 20ª Cia terá como área operacional a Capital mato-grossense, reforçando o policiamento dos cinco batalhões, e outros quatro municípios da Baixada Cuiabana: Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

As ações da Força Tática cuiabana estão sob o comando direto do tenente-coronel André Avelino Neto e do major Osmário Júnior.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp