Mato Grosso

Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Política

Aeroportos de Mato Grosso são apontados como ‘menos interessantes’ mas devem receber lance em leilões

Aeroportos de Mato Grosso são apontados como ‘menos interessantes’ mas devem receber lance em leilões

Foto: Reprodução

O bloco de aeroporto do Centro Oeste, que inclui Sinop, Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis, e que deve ser leiloado no dia 15, é considerado um dos menos atraentes em reportagem do jornal Estado de São Paulo, que classifica os terminais do Nordeste como os preferidos dos investidores, principalmente os internacionais, que estão de olho nas rotas para a Europa e já conhecem o grande fluxo de turismo na região.

Apesar de a procura pelos mato-grossenses ser menor, fontes ouvidas pelo jornal acreditam que eles não ficarão sem lance e que deverão, de fato, ser privatizados. O que pesa em favor é a forte atuação do agronegócio na região, o que historicamente, pelo menos no aeroporto de Sinop, segura a movimentação.

O bloco do Sudeste, que inclui os aeroportos de Vitória (ES) e de Macaé, no interior do Rio de Janeiro, também não desperta tanto interesse. Da mesma forma que os terminais de Mato Grosso, o potencial econômico das cidades, no caso o petróleo, é o principal atrativo para os investidores.

Ainda segundo a reportagem, expectativa é que a privatização dos 12 aeroportos, que respondem por 9,5% da movimentação nacional, deve render no mínimo R$ 218 milhões de outorga para o Governo Federal e gerar um investimento de R$ 1,47 bilhão na melhoria da infraestrutura dos terminais nos primeiros cinco anos.

O aeroporto de Várzea Grande teve, em 2018, o maior número de passageiros. O de Sinop foi o 2º.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp