Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 26 de Maio de 2019

0 4
:
0 3
:
2 0

Últimas Noticias

Torpedos

Alternativa

Parabéns ao sindicato rural e prefeitura municipal de vila rica MT 33 anos de aniversario

Camilão iluminado!

Parabenizo a administração municipal que atendeu as diversas solicitações dos munícipes e iluminou...

Camilão às escuras

A situação da praça Camilão é triste. Um dos pouquíssimos espaços públicos para lazer e talvez o...

Enquete

Na sua opinião a reforma da previdência 2019 deve ser aprovada?

Classificados

SANDERO STEPWAY 12/12

Cidade: CONFRESA

Anunciante: RAFAEL GABOARDI BECKER

Valor: A COMBINAR

casa para vender

Cidade: Confresa

Anunciante: ADILSON VITAL

Valor: A combinar

Ford Focus 2007

Cidade: Confresa

Anunciante: Wilsrley

Valor: 9.000,00

Notícias / Geral

15 Mar 2019 - 09:19

Segurança pública municipal é debatida em reunião

Assessoria

Publicidade

Publicidade

O Ministério Público e a Prefeitura São Felix do Araguaia promoveram uma reunião para debater a segurança pública no município, na última segunda-feira (11 de março), na sede da Promotoria de Justiça da comarca. Representantes de diversos segmentos e instituições foram convidados a participar do encontro, com o objetivo de debater o tema e definir estratégias para melhorar a segurança na cidade. “Embora os municípios não tenham atribuição específica de atuar na segurança pública, com exceção de quando se trata de proteção dos bens e serviços municipais, são de fundamental importância para provê-la”, afirmou o promotor de Justiça Jairo José de Alencar Santos.

“Sabemos que o delito em si é muito influenciado pelo desenho urbano. Por isso defendemos que a prevenção à violência não se resume apenas à criação da guarda municipal. Ela é muito importante, mas não a única alternativa. Isso porque parte expressiva dos problemas que criam a sensação de insegurança na população estão relacionados à qualidade de vida que as pessoas desfrutam no espaço urbano”, argumentou o membro do Ministério Público, reforçando que o crime não pode ser tratado exclusivamente pela ação policial. Ainda de acordo com o promotor, o município e a própria sociedade civil podem ajudar de forma decisiva, criando espaços urbanos naturalmente mais seguros.


Partindo do pressuposto de que é mais fácil para o município, que vivencia o problema, diagnosticar possíveis falhas e oportunidades de melhorias, durante a reunião foram apresentados 10 eixos para atuação conjunta, entre eles: criar a Secretaria Municipal de Segurança e a Guarda Municipal; melhorar a iluminação pública nas áreas urbanas e rurais; instalar câmeras e sistema de monitoramento; estruturar o Conselho Tutelar; e implantar o programa de Liberdade Assistida. “Há medidas já em andamento, como recuperação de praças, criação de espaços públicos, instalação de iluminação pública, limpeza de terrenos baldios e construção de calçadas. E medidas a serem tomadas, como levantamento das áreas com alto índice de violência e tráfico de drogas, construção de praças e formalização de convênio com o Governo do Estado”, contou Jairo Alencar.


Participaram do encontro a prefeita Janailza Taveira Leite, o prefeito de Novo Santo Antônio, Adão Brecho, vereadores de São Félix do Araguaia, secretários municipais, representantes da Polícia Militar, conselheiros tutelares, diretores de escolas, comerciantes e integrantes da sociedade civil. Uma nova reunião ficou agendada para o início de junho.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet