Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Domingo 24 de Março de 2019

1 6
:
5 7
:
2 5

Últimas Noticias

Torpedos

Br 158 Araguaia ?

fico me perguntando qual é a ideia destes políticos inites que ficam segurando o progresso de nossa...

Br 158 120 km já

venho aqui chamar a atenção de nossos representantes para que seja cobrado o asfaltamento com...

Colaborador

Quero deixar aqui meu comentário não é só a dona Gé que está trabalhando para os órgãos públicos...

Classificados

Fazenda

Cidade: Santa Terezinha

Anunciante: Raimundo

Valor: 240.000,00

TERRENO URBANO

Cidade: ALTO ARAGUAIA

Anunciante: CLAYTON REGIS CARNIEL

Valor: 30.000,00

FAZENDA 100 ALQUEIRES PARA GADO

Cidade: TERRA NOVA DO NORTE MT

Anunciante: CLAYTON REGIS CARNIEL

Valor: 2.500.000,00

Notícias / Política

15 Mar 2019 - 16:40

Deputado propõe obrigar secretários a prestar esclarecimentos a cada semestre

RD News

Reprodução

Dr. João durante reunião da comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte na AL (Crédito: Reprodução)

Dr. João durante reunião da comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte na AL

Publicidade

Publicidade

Seguindo a tendência de endurecimento das regras de prestação de contas e transparência que tem sido recorrente na Assembleia, o deputado Dr. João (MDB) apresentou, na sessão ordinária desta quinta (14), um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que exige aos secretários de Estado comparecimento a cada seis meses na AL. A proposta é que os secretários de primeiro escalão apresentem resultados das ações de suas pastas junto às comissões permanentes do Poder Legislativo.

Outra exigência é que fiquem claros quais são os planejamentos referentes às políticas públicas feitas pelo staff do governo. “Entendemos a prestação de contas das ações realizadas pelas secretarias como um exercício democrático de transparência à sociedade. Isso irá aprimorar a relação do Poder Executivo com o Legislativo, subsidiando os deputados com informações para serem apresentadas aos municípios”, argumentou o deputado. 

A proposta também inclui dirigentes de entidades da administração direta e indireta e órgãos ligados ao Executivo, que deverão cumprir as convocações e comparecer às reuniões das comissões da Assembleia. Dr. João propôs na PEC, que os secretários e dirigentes que não comparecerem à Assembleia a cada seis meses poderão responder a processo de responsabilidade administrativa. 

“Os secretários, em sua maioria, já têm atendido aos deputados, mas sentimos a necessidade de tornar essa relação mais periódica e transparente. Essas informações vão sem dúvidas trazer benefício à população do Estado que poderá acompanhar os avanços da administração, promovendo um grande acompanhamento democrático das políticas públicas”, afirmou o deputado.

No mês passado, a Assembleia publicou uma alteração no regimento interno do TCE, exigindo que a prestação de contas da Corte seja feita a cada mês, e cada trimestre, além da prestação anual, que já era uma regra.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

Campanha publicitária
 
Sitevip Internet