Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Secretário é exonerado e Emanuel nomeia ex-assessor na Comunicação de Cuiabá

Júnior Leite é alvo de uma tomada de contas da prefeitura e saiu para preservar auditoria

Secretário é exonerado e Emanuel nomeia ex-assessor na Comunicação de Cuiabá

Foto: Reprodução

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) nomeou um "escudeiro", desde os tempos de deputado estadual para substituir o, oficialmente, ex-secretário de Inovação e Comunicação (Sicom), Júnior Leite. Trata-se de Fausto Alberto Olini, que acompanha Emanuel Pinheiro desde a Assembleia Legislativa.

Júnior Leite caiu em consequência do aluguel e reforma da antiga sede do Restaurante Adriano, na avenida Getúlio Vargas, para abrigar a Secretaria Extraordinária dos 300 Anos durante o período de praticamente um ano sem que ninguém da prefeitura jamais colocasse os pés lá dentro, causando um prejuízo mensal de R$ 9 mil. Ao todo, o município já desembolsou R$ 72 mil com despesas de aluguel.

O prefeito afirmou que Júnior Leite pediu para sair para “não atrapalhar as investigações” e que o fez porque estava ciente de que a Procuradoria Geral municipal não podia fazê-lo, porque ele não é servidor de carreira. O pedido, segundo Emanuel, fora feito desde a sexta-feira (29), depois da determinação de uma tomada de contas especial para “apurar possíveis irregularidades” nos atos que levaram à locação e início das obras no imóvel pago, mas nunca utilizado pelo poder público.

Fausto Olini assume a pasta interinamente, pois já é adjunto da mesma Sicom, até que o prefeito possa “analisar com calma toda a situação”. Júnior Leite não teria criado obstáculos à própria substituição e teria reiterado na manhã desta segunda-feira (1º), enquanto a Procuradoria Geral do Município era inquirido na Câmara pelos vereadores para tentar explicar o que aconteceu e acalmar o ânimo dos que pedem o início de uma Comissão Processante, prevista para ter sua instauração votada amanhã (2) e cujo resultado pode ser o pedido de afastamento do prefeito durante o processo.

Em entrevistas, Emanuel elogiou a atitude do ex-secretário. “Uma postura ética, digna em virtude da Tomada de Contas que determinei pra apurar todo o processo”.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp