Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Sábado 16 de Novembro de 2019

2 1
:
2 0
:
5 1

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Geral

3 Abr 2019 - 16:00

PEC facilita expansão da Unemat

Folha Max

Publicidade

Atender os municípios mais carentes de Mato Grosso e promover o ensino de nível superior. É o que pretende o deputado estadual Silvio Fávero (PSL), autor do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que facilita a expansão da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A medida deverá ser aplicada aos municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior a 0,7 ou seja, em cidades mais carentes de recursos financeiros.

Pela proposta, a implantação dos cursos de nível superior deverá ocorrer gradualmente para garantir que no prazo de cinco anos, cada cidade beneficiada disponha de pelo menos três cursos de graduação. A proposta assegura que a partir de 2020, parte dos recursos destinados à instituição (2,5% da receita do estado), deverá ser aplicada na instituição de cursos de nível superior.

“Quem mora em município mais desprovido de recursos financeiros, paga mais caro para estudar e fazer uma faculdade pois precisa se deslocar à cidade vizinha. Ocorre, que essa necessidade de deslocamento em busca de curso superior acarreta desgaste físico e emocional, gera custos elevados com transporte, alimentação e até hospedagem, dependendo da situação. Por que não facilitar, se temos os caminhos para isso?”, indaga Silvio.

Fávero argumenta ainda, que caso a emenda seja aprovada beneficiará alunos do ensino médio que muitas vezes, desistem dos estudos devido à falta de instituições de ensino no local onde moram. “Os municípios mais carentes, necessitam de políticas públicas que lhes garantam alternativas para dinamizar sua economia. Por isso a medida, com intuito de incentivar a expansão do ensino superior”, ressaltou.

O orçamento da Unemat corresponde a 2,5% da receita do Estado. A instituição possui 13 campus, 36 cursos de pós-graduação, 60 cursos de graduação (oferta contínua), 129 cursos de graduação (modalidade diferenciada), está presente em 108 municípios e atende 22.593 acadêmicos. Vale lembrar que, o orçamento de 2018 da universidade estadual foi de R$ 300 milhões e a previsão para 2019 é que seja aplicado cerca de R$ 390 milhões.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet