Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Vice-prefeito é aposta do PSD para disputar Prefeitura de Cuiabá

Vice-prefeito é aposta do PSD para disputar Prefeitura de Cuiabá

Foto: Reprodução

De olho numa eventual eleição suplementar para preencher a vaga da senadora cassada, Selma Arruda (PSL), caso haja determinação nesse sentido por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do PSD em Mato Grosso, ex-governador Carlos Fávaro, descarta qualquer possibilidade de disputar as eleições de 2020 quando serão eleitos prefeitos e vereadores. Por outro lado, afirma que o partido terá candidato próprio em Cuiabá e aponta Niuan Ribeiro, atual vice-prefeito, como um "bom nome" para a disputa. 

Conforme Fávaro, em todos os municípios mato-grossenses com mais de 100 mil eleitores a legenda pretende lançar candidaturas próprias em cumprimento a uma resolução do Diretório nacional do PSD. O social-democrata garante que a legenda tem vários nomes com potencial para vir a ser o cabeça de chapa na disputa pelo Palácio Alencastro, hoje comandado por Emanuel Pinheiro (MDB).

O atual vice-prefeito Niuan Ribeiro migrou para o PSD de forma repentina no começo de abril de 2018 pegando de surpresa diversos aliados políticos ao deixar o PTB, sigla que tem o ex-senador Osvaldo Sobrinho, pai de Niuan, como uma das principais lideranças. 

Apesar de Niuan ser apontado como um dos nomes para suceder Emanuel Pinheiro, pelo menos nesse momento, Fávaro desconversa sobre um possível rompimento com o atual prefeito. "Não tem a deliberação de romper, mas temos a deliberação da Nacional de ter candidatura própria e assim que se faz partido. Partido grande tem candidaturas importantes e vamos trabalhar pra construir", observa. 

Fávaro contrapõe dizendo que Pinheiro ainda não oficializou qualquer interesse em buscar um segundo mandato. "Eu até agora não vi a manifestação do prefeito dizendo que é candidato a reeleição. Portanto, a gente não pode trabalhar com suposições ainda. O fato é que o PSD - não é uma questão pessoal - e outros partidos grandes têm que disputar em grandes municípios".  

OUTROS NOMES

Em Cuiabá, segundo Carlos Fávaro, o PSD não abre mão de lançar candidatura própria já que tem "bons nomes" para a função. Além de Niuan, são avaliados os nomes de Geraldo Macedo que foi candidato a suplente de senador na chapa encabeçada por Fávaro em 2018, o vereador por Cuiabá, Toninho de Souza, o coronel Jorge Luiz, que já foi comandante-geral da Polícia Militar e disputou um cargo de deputado federal no ano passado.

"São alguns nomes que já estão filiados ao PSD, mas estamos trabalhando ainda convites para que novas lideranças venham se filiar ao PSD e já está acontecendo", argumenta Fávaro afirmando já ter candidatos a vereadores considerados fortes e possivelmente pré-candidatos a prefeito para construir tal entendimento.

Atualmente, o partido tem 26 prefeitos, 21 vereadores e quase 300 vereadores. Em 2016 o partido lançou 55 candidatos. A ideia agora é passar de 60 e talvez chegar a 70 candidatos a prefeito na eleição do próximo ano. 

"E queremos crescer e vamos crescer na eleição de 2020. Por isso nos organizamos num trabalho de várias lideranças que regionalmente vão começar a formar os nossos diretórios para que possamos ter o maior número de candidatos", pontua Fávaro ao lembrar que a resolução da Nacional é reflexo a verticalização de candidatos a vereadores que não permite mais fazer coligação. "É necessário ter candidatura a prefeito pra ter chapa de vereadores forte", observa.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp