Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Segunda-feira 20 de Maio de 2019

1 1
:
5 4
:
4 6

Últimas Noticias

Torpedos

Alternativa

Parabéns ao sindicato rural e prefeitura municipal de vila rica MT 33 anos de aniversario

Camilão iluminado!

Parabenizo a administração municipal que atendeu as diversas solicitações dos munícipes e iluminou...

Camilão às escuras

A situação da praça Camilão é triste. Um dos pouquíssimos espaços públicos para lazer e talvez o...

Campanha Publicitária

Classificados

SANDERO STEPWAY 12/12

Cidade: CONFRESA

Anunciante: RAFAEL GABOARDI BECKER

Valor: A COMBINAR

casa para vender

Cidade: Confresa

Anunciante: ADILSON VITAL

Valor: A combinar

Ford Focus 2007

Cidade: Confresa

Anunciante: Wilsrley

Valor: 9.000,00

Notícias / Geral

17 Abr 2019 - 10:49

Detran-MT investe na modernização dos serviços de habilitação de condutores

A iniciativa visa a expansão dos serviços informatizados de coleta da biometria, fotografia e assinatura de forma digital para a confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todas as unidades da autarquia.

redação

Publicidade

Publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) investe na modernização e segurança na oferta de serviços ao cidadão ao ampliar a informatização para todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Estado. O primeiro projeto implantado será a melhoria dos processos de habilitação de condutores.

A iniciativa da autarquia visa proporcionar a “coleta ao vivo” de forma informatizada em todas as unidades. O serviço consiste na coleta da biometria, fotografia e assinatura de forma digital para a confecção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atualmente, apenas 22 unidades têm o serviço disponível de forma informatizada, no restante, os processos são feitos em papel, que devem ser enviados à sede do Detran-MT para a confecção do documento.

“Queremos expandir esse serviço para as 62 unidades do Detran-MT. Ao final da implantação, teremos 84 pontos de coleta da biometria, o que vai trazer além da modernização do sistema, segurança e celeridade nos processos de habilitação. Esse projeto ainda servirá de base para a implantação de outros serviços a serem informatizados”, adiantou o diretor de Habilitação da autarquia, Alessandro de Andrade.

A expansão dos serviços de habilitação de condutores será possível após todo o processo de licitação para contratação de empresa, que ficará responsável não apenas pelo equipamento e software, mas também pela contratação de pessoal qualificado para implantação do serviço de “coleta ao vivo”. A minuta do certame foi lançada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta quarta-feira (17.04).

De acordo com o edital do processo licitatório, disponível no portal do Detran-MT, a empresa deverá proporcionar a confecção de CNHs, Permissões Internacionais para Dirigir (PID), pré-postagens de CNHs e PIDs, capturas de imagens ao vivo (biometria, foto e assinatura) e digitalizações de imagens de papeletas de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Conforme o Pregão Eletrônico nº 05/2019, a abertura das propostas está prevista para o dia 30 de abril, às 09h, e o contrato com a empresa vencedora do certame terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até ao máximo de 60 meses.

Modernização

Após a implantação e ampliação da informatização nas unidades, a expansão na oferta de serviços alcançará a implantação do controle de biometria nas aulas teóricas de formação de condutores e também a realização dos exames teóricos eletrônicos em todas as Ciretrans.

Também está sendo implantada a telemetria em veículos dos Centros de Formação de Condutores (CFC) para as aulas práticas. O primeiro teste do sistema em um veículo foi realizado na semana passada e a implantação em autoescolas de todo o Estado deve ser finalizada até outubro.

Com o sistema informatizado, será possível obter a renovação online da CNH, oferecida pelo aplicativo MT Cidadão e portal do Detran-MT. “Como os dados biométricos e a assinatura digital já estarão no sistema, após o exame médico, o condutor poderá receber a nova CNH em casa, caso opte pelo recebimento pelos Correios”, explicou Andrade.

Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a modernização dos serviços vai proporcionar mais celeridade no atendimento ao cidadão para obtenção da CNH, além de segurança para a autarquia, uma vez que a presença dos condutores e futuros condutores deverá ser comprovada por meio da biometria e telemetria.

“Na questão da segurança, teremos uma melhora na identificação de 100% dos candidatos no processo de habilitação, o que irá minimizar os índices de fraudes e garantir uma maior efetividade do órgão no controle dos cumprimentos das etapas no processo de formação de condutores”, pontuou Vasconcelos.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet