Agência da Notícia

3 3

Últimas Noticias

Torpedos

Alternativa

Parabéns ao sindicato rural e prefeitura municipal de vila rica MT 33 anos de aniversario

Camilão iluminado!

Parabenizo a administração municipal que atendeu as diversas solicitações dos munícipes e iluminou...

Camilão às escuras

A situação da praça Camilão é triste. Um dos pouquíssimos espaços públicos para lazer e talvez o...

Campanha Publicitária

Notícias / Curiosidade:

16 Mai 2019 - 09:55

7 descobertas sobre o universo que estão a milhares de anos da Terra

Fatos desconhecidos

Há pouco tempo atrás, as pessoas ainda acreditavam que nossa galáxia abrangia todo o universo. Cerca de um século depois, nossa tecnologia já nos permite observar coisas a mais de 13 bilhões de anos-luz de distância, quase no exato momento de sua criação. E isso pode nos ajudar a compreender como chegamos até aqui e como o universo se desenvolveu.

Cientistas e pesquisadores já conseguiram capturar algumas imagens e fizeram algumas descobertas que partem dos limites do espaço como conhecemos. Elas nos mostram o quanto o universo primitivo era um lugar surpreendentemente incrível. Pensando nisso, hoje, listamos algumas dessas descobertas para vocês. Confira!

1 - Uma galáxia do início dos tempos

O Telescópio Hubble conseguiu capturar uma imagem do nascimento do universo, cerca de 400 milhões de anos após o Big Bang. Na imagem, é possível localizar a brilhante galáxia GN-z11, como era há 134 bilhões de anos atrás. Neste ponto, o universo só tinha 3% de sua idade atual e apenas havia se passado algumas centenas de milhões de anos depois da formação das primeiras estrelas. GN-z11, provavelmente, se transformou em uma gigantesca galáxia. Mas, na foto capturada, ela tinha apenas 1% da massa da Via Láctea.

2 - Galáxias colidindo

Galáxias starburst emitem um forte brilho com o nascimento de inúmeras estrelas azuis maciças. Esse tipo de galáxia é uma raridade. Recentemente, astrônomos viram duas delas colidindo em um lugar no universo chamado de "porta do Big Bang". A colisão ocorreu por volta de 12,7 bilhões de anos.

Elas estão localizadas a cerca de 12,8 bilhões de anos-luz de distância e são conhecidas como ADFS-27. Cada um de seus componentes é dez vezes maior do que a Via Láctea. Elas estão separadas por 30 mil anos-luz e estão se aproximando a centenas de quilômetros por segundo.

3 - Os buracos negros mais antigos

Cientistas estavam escaneando o universo em busca de quasares e acabaram encontrando 83 novos buracos negros. Eles são milhões ou bilhões de vezes mais massivos do que o nosso Sol. E eles já existiam quando o universo ainda tinha menos de 10% de sua idade atual, apenas 800 milhões de anos após o Big Bang.

4 - Grandes galáxias empoeiradas

Galáxias gigantescas da era do Big Bang estão saturadas de poeira e detritos e podem emitir uma radiação de um trilhão de sóis. Tal radiação é invisível porque a luz é absorvida por toda aquela poeira e reemitida nos comprimentos de onda submilimétricos. Com material abundante e poucos corpos para devorá-los, pesquisadores identificaram uma estrutura que era muito grande e empoeirada.

Tal galáxia possui enorme massa de gás de 330 bilhões de massas solares. Comparativamente, a Via Láctea tem uma massa de gás de cinco bilhões de massas solares.

5 - Galáxia em rotação

Cientistas descobriram duas galáxias fetais em rotação em partes remotas do espaço. Elas são algumas das galáxias mais antigas e até cinco vezes menores do que a Via Láctea. A imagem registrou como estavam as galáxias a cerca de 800 milhões de anos após o Big Bang. Embora a visão tenha quase 13 bilhões de anos, as variações de cores indicam o movimento do gás e a rotação das galáxias.

6 - Os primeiros buracos negros eram monstruosos

Uma galáxia muito bem posicionada de 6 bilhões de anos-luz de distância serviu como uma lente de aumento cósmica. Ela redirecionou e amplificou alguns dos fótons mais antigos existentes. Esse fótons foram expelidos pelo quasar J0439+1634, e devido ao "efeito lente", parecem 50 vezes mais brilhantes e iluminam o cosmos com uma luz de cerca de 600 trilhões de sóis. O buraco negro que alimenta esse quasar tem massa de 700 milhões de sóis e data de 12,8 bilhões de anos atrás.

7 - Nuvem de gás fóssil

Elementos e substâncias químicas pesadas parecem estar espalhados por toda parte no espaço. Recentemente, cientistas identificaram uma nuvem de gás fóssil. Essa já é a terceira nuvem de gás relíquia encontrada. Ela permaneceu sem contaminação mesmo 1,5 bilhão de anos após o Big Bang. Ela é extremamente fina, o que indica que ela permanece como era desde seus primeiros dias de existência.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.