Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Segunda-feira 17 de Junho de 2019

0 0
:
1 5
:
4 1

Últimas Noticias

Torpedos

CORPO DE BOMBEIRO

GOSTARIA de uma materia, explicando por o corpo de bombeiro proibiou a festa juninas na escolas

Alternativa

Parabéns ao sindicato rural e prefeitura municipal de vila rica MT 33 anos de aniversario

Camilão iluminado!

Parabenizo a administração municipal que atendeu as diversas solicitações dos munícipes e iluminou...

Classificados

SANDERO STEPWAY 12/12

Cidade: CONFRESA

Anunciante: RAFAEL GABOARDI BECKER

Valor: A COMBINAR

casa para vender

Cidade: Confresa

Anunciante: ADILSON VITAL

Valor: A combinar

Ford Focus 2007

Cidade: Confresa

Anunciante: Wilsrley

Valor: 9.000,00

Notícias / Geral

20 Mai 2019 - 17:00

Wellington tenta conquistar prefeitos com PEC de imposto

Gazeta Digital

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

Meio apagado em sua atuação no Congresso após perder as eleições para o governo de Mato Grosso no ano passado, o senador Wellington Fagundes (PR) tem uma nova aposta para agradar o eleitorado: uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que passa a arrecadação e fiscalização do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) para os municípios.

 

Além de Wellington, assinam a proposta outros 29 senadores. A PEC está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas ainda não foi designado um relator. Esse imposto é equivalente ao IPTU, só que para imóveis na zona rural. No entanto, enquanto o IPTU é cobrado pelas prefeituras, o ITR vai para o governo Federal.

 Segundo o senador mato-grossense "o quadro atual é desalentador" e o ITR "não cumpre nenhum dos seus propósitos", como o "desestímulo à subutilização da terra, geração de receita e desestímulo a propriedades improdutivas".

 

A PEC é apoiada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e também pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A ideia dos senadores, segundo o texto da Proposta é entregar aos municípios essa questão, que pode contribuir não só para o desenvolvimento, como também para a arrecadação das prefeituras.

 

“É fato que a crise econômica dos últimos anos afetou diversos repasses da União aos municípios. O ITR, no entanto, foi o único dos tributos em que houve ganho real ano a ano, justamente nos municípios que iniciaram as atividades de fiscalização”, afirma o senador na justificativa da proposta.

 

A PEC foi apresentada Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e agora aguarda designação de relator.

 

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet