Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Emissão de GTA’s para comercialização deve ser liberada em 60 dias

Emissão de GTA’s para comercialização deve ser liberada em 60 dias

Foto: Reprodução

Um convênio firmado entre o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT) e Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura em Mato Grosso (FSDS-MT) resultou na contratação de um programador de sistemas para melhorar e ampliar os serviços informatizados do Indea na emissão online de Guias e Trânsito Animal (GTA). O investimento para a atualização do sistema foi de aproximadamente R$ 400 mil.

 

A GTA online, até o momento, está disponível apenas para abate de bovinos. Desde 2018 as entidades do agronegócio como a Famato, Acrimat e Acrismat reivindicam que sejam abertas para a comercialização. “Hoje a emissão de GTA online é somente para destinação ao abate, para os produtores que enviam animais para os frigoríficos. Em Mato Grosso, apenas cerca de 10% dos produtores buscam essa ferramenta. No estado 80% dos produtores são de pequenas propriedades, de até 300 cabeças. E com a implementação do sistema nós esperamos que a procura pela ferramenta aumente. Assim, o pequeno produtor que for fazer uma comercialização, transferência de uma propriedade para outra, por exemplo, vai passar a utilizar o sistema online”, explicou o diretor executivo do Fesa, Juliano Latorraca.

 

O Fórum Agro MT, formado pelas entidades Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat, apoia a iniciativa. A Famato, que faz parte do Conselho Deliberativo do Fesa, também aprovou o sistema.

 

“Esse sistema é uma boa oportunidade para o Senar-MT desenvolver um novo treinamento de como usar a GTA eletrônica e capacitar os Sindicatos Rurais para prestar esse serviço ao produtor. Em 2016 fizemos este trabalho de treinamento em nove municípios do Estado atendendo diversos alunos entre produtores rurais e técnicos de contabilidade. Demandas como esta sempre terão o apoio da Famato também, pois fazemos a interlocução entre a classe produtora rural e o Governo, por meio da nossa representatividade nos mais variados conselhos deliberativos do Estado”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.

 

Sobre o sistema – A programação do sistema online foi concluída em fevereiro deste ano e entregue ao Indea pelo Fesa e FSDS. A implementação do sistema está em fase de testes e deve entrar em produção em aproximadamente 60 dias. “O Indea está fazendo os testes, correções e ajustes. O sistema melhorado deve ser liberado até julho deste ano. A partir daí, o produtor vai poder emitir a GTA, sem sair de casa, tanto para abate como para comercialização dentro d o Estado e os médicos veterinários habilitados das granjas terão acesso para as GTA’s de suínos”, contou Juliano.

 

Em Mato Grosso mais de 90% das GTA’s são para abate e comercialização. O produtor também terá acesso a outras informações como veterinários habilitados, declarações de vacinações e certificado de vacinação compulsória, entre outros dados.

 

Além das correções no sistema online de GTA’s, estão sendo feitas algumas correções pontuais internas apontadas pelos produtores que já utilizam os serviços e pelo Indea.

 

Para utilizar a ferramenta online o produtor deve comparecer ao Indea para fazer o cadastro e a criação de login e senha de acesso. Os serviços onlines são gratuitos e estarão disponíveis a qualquer dia e horário, desde que o produtor procure o instituto e faça o seu cadastro. “Diferente do serviço prestado nos escritórios do Indea, onde é cobrada uma taxa para emissão de extrato de bovinos. Vale ressaltar que mesmo que o produtor não vá abater, ele pode requerer o cadastro no instituto para ter o acesso online liberado para outras consultas de forma gratuita e sem sair de casa”, apontou.

 
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp