Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 18 de Setembro de 2019

2 0
:
5 6
:
1 4

Últimas Noticias

Internauta AN

Notícias / Geral

4 Jun 2019 - 08:44

Foco do programa de recuperação do Araguaia é evitar a morte do rio, diz secretária

Ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, lançada nesta segunda-feira (3) em Goiás.

Publicidade

O secretária de Meio Ambiente de Goiás, Andrea Vulcanis, disse que o foco do programa de recuperação Juntos Pelo Araguaia é evitar que o rio morra nas próximas décadas. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, lançada nesta segunda-feira (3). O projeto pretende recuperar áreas de preservação que estão degradadas.

“Pesquisas mostram o desflorestamento do cerrado e o solo frágil, então isso vai assoreando o rio. Essas ações são para evitar que o rio morra", disse a secretária.

A previsão é que na primeira etapa sejam recuperados 10 mil hectares de áreas de preservação permanente. O programa de preservação terá o apoio do governo do Mato Grosso, que também tem cidades à margem do Rio Araguaia.

“Serão 27 municípios, do alto Araguaia, sendo 17 em Goiás. Então essa semana é importante para trazer essa revitalização das áreas e também conscientização”, completou a secretária.

O delegado do Meio Ambiente, Luziano de Carvalho, disse em 2014 que o rio poderia morrer em 40 anos se a degradação continuasse da mesma forma.

Agora, diante das ações propostas, ele acredita que haja chance de salvar o Araguaia.

“Acredito que ações como essa são as que precisamos. Agora é política de governo, não só atos isolados. Ainda é possível reverter a situação, mas depende de um trabalho muito árduo”, disse.

Semana do Meio Ambiente
No Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quarta-feira (5), será apresentado o projeto Juntos Pelo Araguaia. O presidente Jair Bolsonaro deve participar da ação, em Aragarças. O objetivo é recompor áreas florestais, conservar o solo e a água na região, além de implantar ações de saneamento.

A previsão é que na primeira etapa sejam recuperados 10 mil hectares de áreas de preservação permanente. Além do programa de recuperação do rio, a Semana do Meio Ambiente também terá exposição fotográfica e mostra de cinema com temática ambiental.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet