Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Política

Exclusivo: Asfalto da BR 158 será pelo traçado original garante Ministro da Infraestrutura (Vídeo)

Com exclusividade o Agência da Notícia acompanhou a reunião que durou cerca de uma hora, e o suficiente para falar de assuntos importantes para MT e para o Norte Araguaia.

Agência da Notícia com Camila Nalevaiko/Brasília

12/06/2019 - 11:13 | Atualizada em 12/06/2019 - 11:37

Exclusivo:  Asfalto da BR 158 será pelo traçado original garante Ministro da Infraestrutura (Vídeo)

O Agência da Notícia acompanhou a reunião que durou cerca de uma hora

Foto: Agência da Notícia

Uma reunião realizada nesta terça-feira (11), no Gabinete do Ministro Tarciso Gomes, com a presença do Diretor Geral do DNIT Santos Filho, o Governador de MT Mauro Mendes, o Deputado Federal Neri Gueller, e o representante de MT em Brasília Carlos Favaro, põe fim à várias especulações sobre a B-158.

Com exclusividade o Agência da Notícia acompanhou a reunião que durou cerca de uma hora, e o suficiente para falar de assuntos importantes para MT e para o Norte Araguaia, como o trecho de 125 km sem asfalto da BR 158.


Camila Nalevaiko, jornalista e grande defensora do asfalto pelo traçado original
da BR 158, era a única presente no evento da região do Norte Araguaia. 


O Ministro Tarcísio Gomes foi convicto em afirmar que o Governo vai concluir o asfaltamento pelo traçado original, pondo fim a qualquer movimento pelo entorno da BR 158. “É um absurdo pensar em gastar R$ 700 milhões, para concluir um asfalto, quando já temos praticamente toda a estrutura da estrada pronta, uma estrada que já existe há mais de cem anos”, garantiu o Ministro. “O Brasil está começando a se recuperar financeiramente, não somos ricos pra gastar R$ 700 milhões”.

O Governador Mauro Mendes que também defende o asfalto pelo traçado original, foi convicto em defender a necessidade da conclusão desse trecho de asfalto. “Na BR 158 nesse trecho passam cerca de 5 mil veículos entre carretas, caminhões e carros por dia, pessoas estão morrendo porque na época da seca, a visibilidade é praticamente zero. Precisamos deste asfalto urgentemente”, disse o Governo de MT Mauro Mendes, durante a reunião.

Em entrevista exclusiva ao Agência da Notícia, o Ministro garantiu que vai para o enfrentamento com as questões ambientais, e com a Funai. “Nós vamos enfrentar o que for preciso, mas a BR 158 será pelo traçado original, enfrentar é conosco mesmo”, questionado quando essa “briga” começaria ele foi enfático: “Hoje”.

O Ministro ainda garantiu que este ano fará duas pontes na BR 158 que são de madeiras e agora serão feitas de concreto.

Sobre a questão Indígena, tanto Mauro Mendes governo de MT, quanto o Ministro, foram enfáticos em dizer que não são contra os índios, pelo contrário, o que eles disseram ser contra é a maneira como a Funai usa os indígenas. “No MT nos entendemos muito bem com os índios, dias atrás recebemos o Cacique Rauni, que pediu o asfaltamento dentro da estrada que corta a Reserva Nacional do Xingu. Os índios pedem uma coisa e a Funai faz outra”, explicou Mendes.

Ainda nesse fim de semana o Ministro Tarcísio Gomes e toda a equipe técnica do Ministério de Infraestrutura, estará em Água Boa, onde vão falar sobre a FICO, além de temas importantes para a logística de MT.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp