Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 15 de Setembro de 2019

1 3
:
0 2
:
4 9

Últimas Noticias

Internauta AN

publicidade

Notícias / Tecnologia

21 Jun 2019 - 08:44

7 efeitos colaterais mentais e físicos que a tecnologia causa no ser humano

Fatos desconhecidos

Publicidade

 

tecnologia pode ser uma aliada importantíssima em nosso dia a dia. Ela tem o potencial de nos conectar com as outras pessoas sem barreiras físicas. Seu amigo pode viajar para o Japão, mas ainda assim, o contato pode ser estabelecido. A saudade, dessa maneira, se torna apenas uma memória distante. Se usada de forma consciente, pode até mesmo nos ajudar a encontrar um pouco de calma no meio de nossos caos internos. No entanto, como diz o velho ditado, os excessos são extremamente prejudiciais. Segundo pesquisas, toda essa tecnologia está comprometendo a nossa saúde. Precisa de provas? Preparamos uma lista com 7 efeitos colaterais mentais e físicos que a tecnologia causa no ser humano, a partir da análise realizada pela Huffpost.

Você sabia, por exemplo, que o acesso à Internet pelo mobile pode prejudicar até mesmo a nossa postura? O cirurgião Kenneth Hansraj descobriu que muita pressão é colocada em seu pescoço quando você inclina a cabeça 60 graus para olhar para o seu telefone.

1- Seu telefone pode causar manchas na sua pele

Eis um fato: nossos telefones estão cheios de bactérias. E onde estamos colocando os dispositivos eletrônicos? Isso mesmo, diretamente no nosso rosto. Os germes se acumulam graças ao ambiente externo, que pode desencadear surtos de acne ou eczema. Felizmente, o problema pode ser facilmente corrigido. De acordo com a Everyday Health, basta limpar e esterilizar seu telefone, além de evitar o contato na medida do possível.

2- O uso excessivo pode prejudicar seus olhos

O crescente contato visual com as telas de celulares está esgotando nossa visão, fazendo com que ela fique embaçada. No entanto, saiba que você não está sozinho nessa. Quase 70% dos adultos norte americanos dizem que experimentaram sintomas de fadiga ocular em algum momento de suas vidas. As informações foram colhidas pelo USA Today, em estudo interligado com o contexto dos Estados Unidos. Esse é um dos efeitos colaterais mentais e físicos que a tecnologia causa no ser humano.

3- Agravamento da ansiedade

Você já ouviu falar de hipocondríacos, certo? Mas e os cibercondríacos? Parece estranho, mas existe. A causa está conectada com o esforço para se auto-diagnosticar acerca de um problema de saúde que você pode estar tendo. Especialistas sugerem que procurar seus sintomas online pode resultar em alguma ansiedade séria. Não só isso: verificar constantemente as suas redes sociais não está ajudando na melhora de sua ansiedade. Um estudo de 2012 descobriu que o uso excessivo de mídias sociais também pode aumentar nossos níveis de estresse.

4- Insônia

Antes de encerrar o dia, certifique-se de desligar o telefone e o computador. Pesquisas mostram que o uso excessivo de tecnologia - particularmente antes de dormir - pode ter um impacto negativo em nossos ciclos de sono, graças à luz brilhante que é emitida pelas telas. Isto é especialmente verdadeiro para os jovens adultos, que provavelmente precisam de mais ajuda quando se trata de obter a quantidade adequada de sono.

5- Sentir-se sozinho

Pesquisas anteriores descobriram que o popular site de relacionamento social pode causar sentimentos de solidão. No entanto, um estudo recente sugere uma pequena variação: pessoas solitárias recorrem ao Facebook com mais frequência. Independentemente da pesquisa, os especialistas concluem que esse paradoxo da Internet é um fenômeno muito real. Nossas redes sociais estão ligadas aos sentimentos angustiantes, bem como a uma diminuição na felicidade e na satisfação pessoal. Esse é um dos efeitos colaterais mentais e físicos que a tecnologia causa no ser humano.

6- Vício

Pode parecer frívolo, mas existe o vício em tecnologia - e é um problema proeminente. De acordo com um estudo de 2012, 66% das pessoas já se sentiriam em pânico sem seus telefones. Pesquisas das Universidades de Swansea e Milão também descobriram que os mórbidos usuários ??da Internet sofriam de uma atitude mais retraída, semelhante ao que é experimentado por usuários de drogas, informou a Time.

7- Alteração no funcionamento cerebral

A pesquisa mostra que a tecnologia que processamos a cada dia está realmente reconectando nossos cérebros, entre a multitarefa e o vício que sentimos quando estamos sem ela. "Estamos expondo nossos cérebros a um ambiente e pedindo a eles que façam coisas que não necessariamente evoluímos para fazer", disse Adam Gazzaley, neurocientista da Universidade da Califórnia, em 2010. "Nós sabemos que já existem consequências".


Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet