Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 22 de Setembro de 2019

1 3
:
1 0
:
3 6

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Internauta AN

publicidade

Notícias / Tecnologia

25 Jun 2019 - 10:05

7 explicações estranhas para alguns esquemas de cores do nosso cotidiano

Fatos desconhecidos

Publicidade

 

As cores estão presentes em tudo no nosso dia a dia, né? Felizmente, conseguimos nos guiar através das mesmas. Existem diversos objetos, sinais e até lugares que só conseguimos reconhecer por causa de suas cores. O vermelho, por exemplo, é visto como algo ligado à paixão e, em alguns casos, ao perigo. O azul costuma ser visto como algo suave, calmo ou delicado. No entanto, muitas vezes não prestamos atenção às cores de diversas coisas do cotidiano. Mesmo com essa desatenção, perceberíamos rapidamente se elas fossem trocadas por outras cores. O taxi, por exemplo, costuma ser amarelo em diversos lugares e ninguém dá muita bola para isso, até mudar.

Já pensou ver uma cidade com táxis rosas, pneus de carro vermelhos, aviões verdes neon? Estranho seria e nos faria questionar. Isso aconteceu porque o nosso subconsciente já pré-molda a nossa recepção de cores. Os pneus precisam ser pretos, os aviões brancos e assim por diante. E foi pensando sobre isso, que resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. Buscamos e listamos algumas explicações estranhas para alguns esquemas de cores do nosso cotidiano. Se você souber algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo.

1 - Cores dos semáforos

O semáforo foi criado, a princípio, para trens. Possuíam apenas duas cores: vermelho para parar e branco para seguir. A luz verde foi adicionada depois e significava cautela. Era vermelho para parar, branco para seguir e verde para tomar cuidado. A luz branca passou a apresentar problema, pois alguns motoristas confundiam com estrelas distantes. A luz foi então trocada por verde, e a de atenção trocada por amarela.

2 - �"nibus escolares

A legislação americana exige que os ônibus escolares sejam amarelos. A lei até especifica o tipo de amarelo. Essa decisão foi tomada em 1939. Foi decidido por ser uma tonalidade bastante visível. Estudos comprovam que podemos facilmente identificar um item amarelo, mesmo que não esteja diretamente em nossa visão.

3 - Bombeiros

Não há uma razão clara pelo qual os caminhões de bombeiros costumam ser vermelhos. As explicações são até contraditórias. Algumas fontes afirmam que os primeiros carros de bombeiros eram vermelhos por ser a pintura mais barata. Outros lugares dizem que a cor foi escolhida após uma competição entre os departamentos de combate a incêndios.

4 - Faixas de pedestre

No final da década de 1940, o governo britânico criou um experimento. Esse determinaria as melhores cores para marcar travessias de pedestres. Algumas cores eram quase invisíveis de dentro dos veículos, o que resultou em vários acidentes. A cor branca foi a única facilmente aceita e detectável por quem guiava os carros. Assim ficou determinado a cor como comum a tais funções.

5 - Aviões

A maioria dos aviões é branco. Há diversas razões para isso. Um motivo é o custo, visto que é uma cor mais barata. Essa cor ainda não necessita de muitas manutenções quanto as outras. Outro motivo é o reflexo da luz solar nesses aviões. Uma cor mais escura absorveria a luz solar e tornaria o interior mais quente. Uma cor branca ajuda a equipe a identificar amassados ou quaisquer danificações.

6 - Papéis Higiênicos

A maioria dos papéis higiênicos é branco, mas eles seriam acinzentados. No entanto, mudou-se para ver melhor e com mais clareza o que há neles. Outro motivo é que os papel esbranquiçado pode ser melhor trabalhado e amaciado.

7 - Pneus

Os pneus já foram brancos porque a cor natural dessa borracha é branca. Infelizmente, esses pneus não eram muito duráveis. Eles rachavam por causa dos raios ultravioleta do Sol. Sendo assim, o carbono preto passou a ser adicionado nos pneus por volta de 1917. Isso resolveu facilmente os problemas da antiga cor.


Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet