Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 15 de Setembro de 2019

1 3
:
0 4
:
3 1

Últimas Noticias

Internauta AN

Notícias / Tecnologia

2 Jul 2019 - 15:41

Eclipses de julho, evento astronômico acontece dias 2 e 16 este mês

Os eclipses de julho irão acontecer nos dias 2 e 16 deste mês, e tudo indica que poderão ser vistos de certos locais do Brasil. Veja quais!

Segredos do Mundo R7

Reprodução Ilustrativa

 (Crédito: Reprodução Ilustrativa)

Publicidade

Eclipses são raros, e não é todo dia que esse tipo de evento acontece. Além disso, quando ocorrem, não são visíveis em todos os lugares do mundo. Apesar disso, haverão dois eclipses no mês de julho. Esses eclipses de julho serão visíveis no território brasileiro, apesar de ser parcialmente.

Primeiramente ocorrerá o eclipse do dia 2 de julho (terça-feira). Ele será um eclipse solar total e poderá ser visto de quase toda a América do Sul. Logo depois, em 16 de julho (também cairá em uma terça-feira) ocorrerá um eclipse lunar parcial, e será possível observar parte da Lua encoberta.

Eclipses de julho – 2 de julho

Primeiramente, o eclipse solar do dia 2 de julho só será totalmente visível em uma faixa estreita do céu do Chile e da Argentina. O céu ficará completamente escuro durante cerca de 4 minutos, dependendo do local. No resto da América do Sul, incluindo o Brasil, o eclipse será parcial. Ou seja, parte do Sol estará encoberto.

No Brasil, a melhor localização é mais ao Sul/Oeste. Por exemplo, Porto Alegre poderá ver mais da metade do Sol ocultado, sendo um dos locais ideias para ver. Além disso, o eclipse acontecerá durante o pôr do sol. Porém, em Rio Branco, no Acre, no entanto, o Sol estará mais alto no céu.

Finalmente, segundo a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, o eclipse total começará às 16h38 (17h38 no horário de Brasília) em La Serena, na Região de Coquimbo, Chile. Em Chascomús, Buenos Aires, Argentina, ele será visto na totalidade às 16h44 (17h44 no horário de Brasília), desaparecendo após o pôr do sol.

Eclipses de julho – 16 de julho

O eclipse lunar, que acontecerá dia 16 de julho, será parcial. Isso quer dizer que a Lua ficará encoberta apenas em partes. Ele será percebido na América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália.

O eclipse lunar, que acontecerá dia 16 de julho, será parcial. Isso quer dizer que a Lua ficará encoberta apenas em partes. Ele será percebido na América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália.
Primeiramente, o eclipse lunar é quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra, e geralmente pode ser visto a olho nu. Em sua fase parcial, apenas uma parte da Lua é preenchida pela sombra da Terra. Para este evento é necessário proteção. É indicado usar binóculos, lunetas e outros instrumentos que consigam focar o evento astronômico.

Já quando falamos de eclipses solares, eles acontecem quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra, projetando uma grande sombra. No Brasil, só acontecerá um eclipse solar total visível em 30 de abril de 2041. Na América do Sul, depois do fenômeno de 2 de julho 2019, o próximo solar total só ocorrerá em 14 de dezembro de 2020.

Neste casos, também não é recomendado olhar direto para o sol de forma alguma. Para ver o eclipse é indicado usar proteção, existem alguns modelos de óculos específicos para isso.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet