Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 15 de Setembro de 2019

1 3
:
0 1
:
4 0

Últimas Noticias

Internauta AN

Notícias / Tecnologia

8 Jul 2019 - 15:19

Porta inteligente evita que gatos tragam bichos mortos para dentro de casa

Gizmodo

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

O gerente de produtos da Amazon, Ben Hamm, estava cansado de acordar com ratos mortos e partes de passarinhos ao seu lado na cama. Assim como muitos gatos, o bichano Metric tinha o péssimo hábito de trazer para dentro da casa alguns "presentes" indesejados, o que motivou Hamm a desenvolver uma porta que usa inteligência artificial para garantir que o seu pet só conseguiria entrar na casa se não estivesse carregando nada "suspeito".

Depois de passar meses capturando imagens de Metric entrando e saindo de casa, ele usou a coleção de mais de 23 mil fotos para alimentar uma plataforma de machine learning da Amazon, a SageMaker. Associado a um Arduino e a uma câmera DeepLens da mesma marca instalada acima da porta do gato, o equipamento consegue identificar se ele está tentando passar por ela sozinho ou carregando uma presa.


Caso seja este último o caso, a porta se tranca automaticamente por 15 minutos e só depois disso Metric consegue entrar. Além de manter o bichinho "de castigo" do lado de fora, o equipamento envia uma mensagem SMS para Hamm e faz automaticamente uma doação à National Audubon Society, uma ONG de proteção animal.

De acordo com Hamm, em 5 semanas, Metric ficou trancado para fora apenas 6 vezes e entrou tranquilamente outras 180. Destas, o algoritmo errou em apenas uma ocasião, quando manteve o gatinho para fora sem que ele estivesse portando presentes indesejados.

Hamm, que não é engenheiro, criou a porta com inteligência artificial pensando apenas no próprio caso, então o produto não está sendo vendido pela Amazon — até porque, para que ele funcionasse adequadamente, seria preciso que cada dono de gato fizesse seu próprio banco de imagem para alimentar o software de aprendizado de máquina.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet