Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 12 de Novembro de 2019

0 8
:
4 2
:
4 0

Últimas Noticias

Campanha Publicitária
publicidade

Notícias / Política

13 Ago 2019 - 08:06

Deputado estadual atende demandas de 10 municípios da região do Norte Araguaia

O legislador participou de várias reuniões com lideranças sociais, políticas, comerciantes e pequenos produtores rurais.

Redação

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) aproveitou o recesso parlamentar na Assembleia Legislativa para fechar agenda com compromissos no Vale do Araguaia e levantar as demandas da região. Em uma semana o parlamentar percorreu mais de 2 mil km e visitou 10 municípios.

O legislador participou de várias reuniões com lideranças sociais, políticas, comerciantes e pequenos produtores rurais. A pautas observadas como a de mais relevância foram a pavimentação das estradas estaduais e federais, regularização fundiária e mais investimentos para saúde e educação.

O último item dominou as conversas no primeiro ponto de parada do deputado. Em Nova Xavantina, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa foi informado que a Escola Estadual Coronel Vanique espera por uma reforma há mais de 30 anos. A unidade atende 220 alunos do ensino fundamental e está com sérios problemas estruturais. “Essa escola precisa de uma reforma completa. Do teto ao chão está quase tudo comprometido. Vou acionar a Comissão de Educação e conversar com o governo pela urgência dessa obra. Vamos trabalhar também pela construção de um refeitório e uma quadra coberta”, conta Thiago Silva.

Educação também foi tema de muita discussão em Canarana. O parlamentar ouviu muita reclamação com o governo anterior, pois a comunidade demoliu a antiga Escola Estadual 31 de Março porque o Governo havia prometido a construção de um novo prédio. Fato que nunca se concretizou. Os 650 alunos estudam em local improvisado. “A situação é preocupante. Tenho reunião agendada com a Secretaria Estadual de Educação para debater o problema. É preciso dar uma resposta para estes estudantes e toda a sociedade e iniciar a obra da nova escola”.

Ainda em Canarana, Thiago Silva ouviu pedido coletivo pela construção de uma ponte de concreto para ligar o município com Querência. As duas cidades aparecem no mapa da economia do Estado como fontes de alta produção na pecuária e agricultura.

Mais ao norte, precisamente a 129 km de distância, Thiago Silva também esteve em Ribeirão Cascalheira. O deputado participou de um encontro com lideranças de movimentos rurais que solicitaram apoio para perfuração de poços artesianos e a construção de uma quadra coberta. “Essa região tem centenas de famílias que vivem da agricultura familiar e precisam de mais atenção. Essa é uma bandeira que carrego desde quando era vereador e sempre procuramos ajudar o pequeno produtor. Já fizemos encaminhamentos junto ao deputado federal Carlos Bezerra e Funasa. Estarei contato constante em busca de datas e respostas”.

A preocupação em Serra Nova Dourada é com a regularização fundiária de áreas urbanas e rurais. Boa parte dos pouco mais de 1.300 moradores do município ainda não possuem documentos de posse definitiva de seus lotes. “Isso causa insegurança e implica diretamente no desenvolvimento do município que é novo e precisa de estímulos para crescer”, comenta Thiago.

O parlamentar também levantou um pedido de pavimentação da BR-158, via utilizada para escoamento da produção de soja da região e também pela viabilidade de uma nova ambulância.

O legislador seguiu viagem pelo Vale do Araguaia até São Félix do Araguaia. No município foi recebido por autoridades locais, reuniu com pescadores da região para debater o projeto de lei cota zero, em tramitação na Assembleia Legislativa e conversou com professores da rede estadual de educação, que estiveram em greve por mais de 70 dias. “A categoria tem meu apoio irrestrito. Temos trabalhado junto ao governo para que a lei 510 seja cumprida. Acredito que com o fim da greve vamos iniciar uma nova fase do diálogo”.

O deputado também foi em Bom Jesus do Araguaia. Nas terras mais produtivas do Araguaia, Thiago Silva recebeu a missão do prefeito Roni e da Câmara de Vereadores a construção do asfalto na Br-158 e na MTs – 433/243. “Essa região precisa e muito de estradas pavimentadas para escoamento da produção. São mais de 900 famílias vivendo da agricultura familiar, precisando de infraestrutura para gerar agilidade no escoamento. A agricultura de larga escala também avança a passos largos no município, que hoje é o 36º mais produtivo de Mato Grosso. É sem dúvida uma região que merece ser olhada com mais cuidado. Com relação as MTs vamos conversar com a Sinfra e ver como está o caixa para o próximo ano. No caso da Br-158 já acionamos o deputado Carlos Bezerra e vamos conversar com toda a bancada federal e lutar pelo asfalto, que pode ser um divisor para o crescimento em toda a região”, finaliza Thiago.

Os municípios de Luciara e Alto da Boa Vista fecharam a agenda do deputado no Araguaia. Neste último conheceu a nova estação de captação de água e recebeu das mãos de vereadores e autoridades locais sobre a pavimentação de ruas na cidade.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet