Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Onças pintadas são flagradas próximo a residências de Santa Terezinha e geram temor em moradores

Os animais normalmente fogem quando avistam seres humanos

Redação - Agência da Notícia

28/08/2019 - 09:45 | Atualizada em 28/08/2019 - 09:57

Onças pintadas são flagradas próximo a residências de Santa Terezinha e geram temor em moradores

Foto: Reprodução

Duas onças pintadas foram flagradas “passeando” próximo a residências no município de Santa Terezinha, os animais estavam próximo ao Rio Araguaia e margeavam a praia. Alguns moradores temem por possíveis ataques dos animais.

Segundo relatos de moradores, as onças já foram avistadas outras vezes em uma praia próximo ao município e teriam tentado atacar um indígena. Em uma segunda ocasião os animais foram vistos próximo a um acampamento. 

Em julho um vídeo gravado por um turista flagrou duas onças pintadas atravessando a nado o Rio Araguaia, em Santa Terezinha, as imagens viralizaram nas redes sociais e ganharam manchetes de vários jornais estaduais e nacionais.

Onça Pintada 

A onça-pintada ou jaguar (nome científico: Panthera onca), também conhecida como onça-preta (no caso dos indivíduos melânicos), é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

É um felino de porte grande, com peso variando de 56 a 92 kg, podendo chegar a 158 kg, e comprimento variando de 1,12 a 1,85 m sem a cauda, que é relativamente curta. Fisicamente semelhante ao leopardo, dele se diferencia pelo padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho. Existem indivíduos totalmente pretos. Caça formando emboscadas. Tem uma mordida excepcionalmente poderosa, mesmo em relação aos outros grandes felinos. Isso permite que ela fure a casca dura de répteis como a tartaruga e de utilizar um método de matar incomum: ela morde diretamente através do crânio da presa entre os ouvidos, uma mordida fatal no cérebro.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp