Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 22 de Setembro de 2019

1 3
:
5 5
:
4 7

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Internauta AN

Notícias / Cidades

31 Ago 2019 - 08:48

Índios denunciam invasão em terra indígena e Ibama flagra acampamento e multa pescadores

Quase 400 índios da etnia xavante vivem nessa terra indígena, que tem 52 mil hectares de área. Funai acompanhou o caso e responsável pela invasão foi identificado, mas não foi preso.

G1-MT

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

Índios da Terra Indígena Ubawawe, localizada no município de Santo Antônio do Leste, a 379 km de Cuiabá, denunciaram aos fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) uma invasão na terra deles.

Uma operação, feita entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29), flagrou um acampamento irregular no local e multou pescadores que estavam no Rio Culuene. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanhou o caso.

Quase 400 índios da etnia xavante vivem nessa terra indígena, que tem 52 mil hectares de área.

De acordo com o Ibama, a operação fez o levantamento de informação e coleta de dados para inquéritos criminais pela Polícia Federal e por agentes do órgão ambiental.

Os fiscais encontraram uma ocupação irregular, feita por não-índios, em uma área de 50 hectares de vegetação ocupada por gado.

Dois pescadores foram encontrados no acampamento e multados em R$ 2,5 mil, cada um.

A pessoa responsável pela invasão foi identificada. Ela é investigada por comércio ilegal de madeira, mas não foi localizada no município.

Equipamentos de pesca e materiais para desmatamento foram encontrados no local. Os fiscais destruíram o acampamento, embarcações, equipamentos e uma motosserra. Os animais foram retirados da terra indígena.

Areões

Ainda nesta semana, o Ibama fez outra operação para investigar queimadas que atingiram quase toda terra indígena Areões, no município de Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá, – um território de 219 mil hectares. Na quarta-feira (28), agentes do órgão e da Polícia Federal fazem uma operação para tentar identificar os criminosos responsáveis pelo fogo.

Inserir comentário

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

  • por DEUSETE JOSÉ DA SILVEIRA, em 31 Ago 2019 às 13:31

    É muita Terra, esses indigenas não dão conta de vigiar tudo isso não. Poderiam era pegar a metafe dessas terras e criar assentamentos, pois, daqui uns 15 anos, teriamos varias fazendinhas dos assentados que se adaptaram e compraram os direitos dos que não adaptaram.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet