Agência da Notícia

Há 14 anos no MT

Agência da Notícia, Segunda-feira 16 de Setembro de 2019

0 9
:
1 3
:
3 5

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Internauta AN

Notícias / Geral

11 Set 2019 - 08:53

Governo e Conselho realizam Semana da Pessoa com Deficiência

Entre as atividades, destacam-se a realização do 1º desfile de moda inclusivo, entrega de homenagens, seminários, audiência pública e atividades esportivas

redação

Publicidade

A 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência será realizada entre os dias 17 e 26 de setembro, pelo Governo de Mato Grosso e pelo Conselho Estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

Uma extensa programação discutirá o fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso. A iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

A programação começa no dia 17 com a entrega do Prêmio Maria Auxiliadora (Dodora), em ato solene, no auditório Clóves Vettorato, para aqueles que foram de relevância para a inclusão das pessoas com deficiências no Estado de Mato Grosso. Neste dia ocorrerá também a entrega simbólica de cadeiras de rodas e aparelhos auditivos, além da inauguração da plataforma elevada no Palácio Paiaguás, garantindo acessibilidade a todos os servidores e visitantes. 

Já no dia 21 de setembro, a programação contará com duas grandes atividades. A primeira, no período matutino, em comemoração ao Dia do Atleta Paraolímpico, no Centro Desportivo Dom Aquino, em Cuiabá, com a realização de atividades esportivas adaptadas para atletas com deficiências. 

E à noite, a partir das 18h, no Shopping Estação, será realizado o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível. O evento é uma realização da primeira-dama Virginia Mendes em parceria com o produtor de modas, Edson Guilherme, e apoio de diversos empresários. A organização está à cargo da Unidade de Ação Social e Atenção à Família (UNAF).

“Fiquei muito honrada com o convite em ser a madrinha e embaixadora da causa dos deficientes. Este é um público que muitas vezes fica à margem e queremos resgatar e promover ações de inclusão social para todos”, garantiu a primeira-dama.

No dia 25, a Setasc irá realizar um evento direcionado para gestores de assistência social dos municípios mato-grossenses. A intenção será promover a garantia de direitos e o fortalecimento da participação social.

A analista de Seguridade Social – INSS, Luciana Miyakawa, ministrará a palestra “Novas regras para a concessão e revisão do Benefício de Prestação Continuada – BPC para pessoa com Deficiência”. E o promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso, Alexandre de Matos Guedes, abordará o tema da “Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência e a importância da Participação Social nos Conselhos de Direito”. O evento será no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, das 13h às 17h, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. 

E encerrando a programação, no dia 26, será realizado, na Assembleia Legislativa, das 8h às 16h, o I Simpósio Estadual de Educação e Saúde da Pessoa Surda, com audiência pública sobre o Dia Nacional de Luta e Inclusão da Pessoa Surda na Educação e a necessidade das escolas bilíngues. 

O presidente do Conede, Luis Carlos Grassi, falou sobre a importância da ação. “É um evento muito importante para e inclusão das pessoas com todos os tipos de deficiência. É uma oportunidade de chamar a atenção de toda a população para a causa, diminuindo a discriminação”.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, ressaltou a participação do Estado na inclusão social. “Estamos trabalhando para promover a inclusão das pessoas com deficiência, garantindo a proteção dos direitos e promovendo qualidade de vida para toda a sociedade”, comentou.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet