Mato Grosso

Terça-feira, 19 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Queimadas destroem mais de 4 mil hectares na Serra da Petrovina em MT

Primeiros registros de focos de incêndio surgiram no dia 19 de agosto. Foi necessário o uso de aeronaves para combater as chamas na Serra.

Queimadas destroem mais de 4 mil hectares na Serra da Petrovina em MT

Foto: Reprodução

As queimadas atingiram mais de 4 mil hectares na Serra da Petrovina, em Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, segundo o Corpo de Bombeiros. Os primeiros registros de focos de incêndio surgiram no dia 19 de agosto.

De acordo com os bombeiros, após 25 dias de trabalho, as queimadas na região já foram controladas.

Além de caminhões-pipa e militares do Corpo de Bombeiros que atuavam em áreas terrestres, foi necessário o uso de aeronaves para combater as chamas na Serra.

A região, que era coberta por árvores até as margens das estradas, agora chama a atenção da população pela quantidade de cinzas e galhos secos que restaram.

Focos de incêndio
Mato Grosso registrou de janeiro até agora mais de 22,6 mil focos, 64% a mais em relação ao mesmo período no ano passado, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em agosto houve o primeiro pico das queimadas, 8.030 ocorrências, média de 259 focos de calor por dia. Mas em setembro a situação pode ser ainda pior. Nos 12 primeiros dias foram 5.860 focos, uma média de 488 focos por dia, aumento de 88,4% do que a média diária em relação a agosto.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp