Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 11 de Dezembro de 2019

1 9
:
1 6
:
1 8

Últimas Noticias

Campanha Publicitária

Notícias / Geral

18 Set 2019 - 07:57

Edital lançado pelo governo de MT credencia médicos legistas para Vila Rica e Querência

O governador explicou que todos os profissionais habilitados participarão de um treinamento para atuar.

Redação

Leandro Kervalt

 (Crédito: Leandro Kervalt)

Publicidade

O governo de Mato Grosso lançou um edital para credenciamento de perito oficial médico legista, que atenderá 17 municípios do interior do estado em que não existe unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Com essa medida, o governo leva a essas localidades o serviço público, garantindo que a população possa ter mais comodidade e que o atendimento seja realizado mais próximo da sua residência.

Os profissionais que serão credenciados receberão por modalidade de pagamento, ou seja, por serviço realizado.

Para se ter uma ideia, atualmente, a cidade de Juara, a 690 km de Cuiabá, não conta com os serviços da Politec. Se uma mulher, por exemplo, for vítima de estupro, e fizer a denúncia, ela terá que se deslocar até a cidade de Juína, a 737 km da capital, para fazer o exame de corpo de delito.

Com o credenciamento, a vítima poderá ser dirigida para um profissional da própria cidade, com maior comodidade e contando com um atendimento mais humanizado.

Em outro exemplo, Colniza, a 1.065 km de Cuiabá: uma pessoa que morre na cidade de Colniza tem que ser deslocada até a cidade de Juína para fazer o exame de autópsia. Tem que percorrer oito horas, até que possa retornar para o devido sepultamento.

A mesma situação ocorre em outras cidades.

Segundo o governador Mauro Mendes (DEM), um dos fatores que o levou a tomar essa medida do credenciamento foi o fato de que o Estado estar impedido de realizar o concurso público, uma vez que está estourado no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governador explicou que todos os profissionais habilitados participarão de um treinamento para atuar.

O diretor-geral da Politec, Rubens Okada, informou que os municípios nos quais haverá o credenciamento serão: Rosário Oeste, Vila Rica, Querência, Canarana, Paranatinga, Campo Verde, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Barra do Bugres, Sapezal, Brasnorte, Juara, Cotriguaçu, Colniza, Colíder, Nova Bandeirantes e Nova Mutum.

Ainda de acordo com ele, a escolha levou em consideração o deslocamento da população. Em média, a cidade que ainda não tiver um médico credenciado, ou uma unidade da Politec, ficará distante apenas 70 km.

O edital será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Nele será possível conferir os valores que serão pagos por procedimento e quem poderá participar.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet