Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quinta-feira 17 de Outubro de 2019

1 6
:
1 4
:
4 4

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Internauta AN

Notícias / Geral

19 Set 2019 - 08:58

Inauguração de elevador traz acessibilidade ao Palácio Paiaguás

Programação terá ainda atividades esportivas e o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro

redação

Publicidade

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes deram início às atividades da 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, na terça-feira (17.09). As ações foram pontuadas com a inauguração de um elevador, no Palácio Paiaguás, e a entrega do Prêmio Maria Auxiliadora "Dodora", com a participação de representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A programação terá ainda atividades esportivas e o 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

O governador Mauro Mendes pontuou que a instalação do elevador promove a inclusão social das pessoas com deficiêcia e que o Estado deve olhar com sensibilidade a todos os cidadãos.

“Foi uma surpresa grande quando assumimos o Palácio, ver que em 40 anos de existência da sede do poder estadual não existia uma estação elevatória para as pessoas com deficiência. Constatamos isso logo na primeira semana e demos o processo de encaminhamento para, finalmente hoje, inaugurarmos esta plataforma neste ato. O Governo tem atuado de forma transversal, engajado na melhoria da qualidade de vida da população como um todo", disse Mendes.

A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou que irá atuar, por meio do programa SER Inclusivo, com ações de conscientização e promoção da defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

"Dentro do escopo do programa, iremos atuar sempre pautados na Superação, na Esperança e no Respeito. Quero agradecer a acolhida que os membros do Conede e da superintendência da Pessoa com Deficiência, em nome da Taís Aminata, tiveram comigo e por me envolverem nesta ação tão importante e especial", afirmou ela.

Foto: Caroline De Vita

Na avaliação do presidente do Conede, Luiz Carlos Grassi, a construção da plataforma representa muito mais do que só acessibilidade, representa respeito e inclusão social.

"Esperamos que essa iniciativa do Governo cause um ciúme positivo para que os outros também tenham essa atitude. É preciso avançar muito na acessibilidade das nossas cidades e locais públicos, principalmente”, pontou Grassi, que é deficiente visual. 

Foto: Tchélo Figueiredo

Desfile inclusivo

Virginia Mendes é a embaixadora do 1º Desfile de Moda Inclusiva e Acessível, uma das atividades que compõem a programação da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência e que será realizado no sábado (21.09), às 18 horas, no Shopping Estação Cuiabá.

“O desfile é apenas uma das ações que iremos realizar com o olhar totalmente voltado às pessoas com deficiência. Quero agradecer a homenagem com o Prêmio Dodora, que representa a luta de dezenas de pessoas, encabeçada pela ex-primeira-dama Maria Ligia Garcia, que resultou na fundação do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, o Cridac, tão importante para o atendimento às pessoas com deficiência”, falou a primeira-dama.

Prêmio Dodora

O Prêmio Dodora homenageou 76 pessoas que de alguma forma se destacaram na defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso. As indicações foram realizadas pelas entidades voltadas à causa. Maria Auxiliadora (Dodora), uma das idealizadoras do primeiro espaço de atendimento de saúde de reabilitação do Centro-Oeste e norte do Brasil, dá nome ao Prêmio.


Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet