Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quinta-feira 17 de Outubro de 2019

1 4
:
4 4
:
1 1

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Internauta AN

Notícias / Agronegócio

19 Set 2019 - 15:07

Exportações de algodão devem ser as maiores da história

Nesse patamar de exportações, a logística será o principal desafio do setor

Agrolink

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

O novo relatório do Rabobank indicou que as exportações de algodão do próximo ciclo devem ser as maiores da história. O texto indica que as colheitas já foram encerradas e as algodoeiras devem começar as atividades de beneficiamento do produto para vender para a indústria. 

“Com a colheita da safra 2018/19 de algodão finalizada no Brasil, nos próximos meses, são as algodoeiras que intensificarão as atividades para beneficiar a produção recorde do país – estimada em 2,7 milhões de toneladas de pluma. Impulsionadas por esse elevado volume, taxa de câmbio e o quadro de Guerra Comercial entre chineses e americanos, as exportações brasileiras também devem ser as maiores da história – 1,5 milhão de toneladas nesse ciclo – consolidando o país como o segundo principal exportador mundial, atrás apenas dos EUA”, comenta o Rabobank. 

Nesse patamar de exportações, a logística será o principal desafio do setor, uma vez que nos últimos anos praticamente todo o escoamento da produção brasileira foi efetuado pelo Porto de Santos. “Sazonalmente e pela capacidade de Santos, o volume exportado reduz a partir de fevereiro e volta a retomar somente em setembro (com a nova safra) – esse movimento deve ser suavizado esse ano com a possibilidade de alongamento da janela de exportação. Além disso, alternativas pelos portos do Arco Norte também devem ser testadas a partir deste ano, dado o volume recorde de exportações”, completa. 

“O grande obstáculo para o cotonicultor brasileiro fica por conta do cenário de preços mais desafiador que antecede o cultivo da safra 2019/20. Em setembro/17, os contratos futuros (ICE-NY) para dezembro/18 apontavam para USD 0.70/libra-peso”, conclui. 

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet