Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Terça-feira 15 de Outubro de 2019

0 7
:
5 8
:
4 2

Últimas Noticias

Enquete

Você é a favor ou contra Lula ir para a prisão domiciliar?

Internauta AN

Notícias / Geral

21 Set 2019 - 09:53

Aprosoja lança plataforma para gerenciar os riscos climáticos em lavouras de MT

RD NEWS

Semana7

 (Crédito: Semana7)

Publicidade

Mato Grosso inaugurou um jeito inédito no Brasil de promover o gerenciamento de riscos nas lavouras de soja e milho, por meio da compilação de dados oriundos da medição meteorológica com estações físicas instaladas em propriedades rurais. Trata-se do programa Aproclima, criado pela Aprosoja-MT, que analisa e reproduz com inteligência informações meteorológicas fornecidas de todo o Estado para formação de um banco de dados que subsidiará os produtores na tomada de decisões.

Dados mais precisos fornecidos diariamente por ao menos 33 estações físicas instaladas em propriedades rurais são utilizados para um casamento de informações compiladas pelo parceiro “Tempo Campo”, programa desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), e a divulgação dos boletins pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os produtores que aderiram à iniciativa conseguem, via internet, acompanhar a variação de tempo em sua propriedade e as previsões climáticas. Todos os meses, o informe “Relatório de Acompanhamento Climático” é divulgado com avaliações sobre as perspectivas para o período seguinte. No atual é possível averiguar a falta de chuvas para boa parte do território mato-grossense ao longo de setembro, informação que impacta diretamente na decisão sobre o início do plantio da soja, cujo vazio sanitário encerreu no último domingo (15).   

A construção do banco de dados pelos próximos anos deverá contribuir, também, na contratação do seguro rural pelos produtores. As seguradoras se baseiam nas condições climáticas de plantio dos estados do Sul, onde é comum as variações provocarem perdas com mais frequência, o que culmina em mais custos do seguro. Com as informações do Aproclima, será possível negociar por valores condizentes com a realidade mato-grossense.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet