Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Geral

Jogos Escolares definem os campeões mato-grossenses dos esportes individuais

O campeões e campeãs estaduais de cada modalidade garantiram vagas para a fase nacional que acontecerá em novembro, em Blumenau/SC

 

Terminaram no domingo (06.10) as disputas nas modalidades individuais da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019. O campeões e campeãs mato-grossenses de cada modalidade começam agora a contagem regressiva para disputar o título brasileiro na fase nacional que será realizada em novembro, em Blumenau-SC.

Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande, essa fase estadual teve 270 escolas públicas e privadas representadas por cerca de 1.500 estudantes de todo o Estado. A competição envolveu as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. 

Durante três dias, os jovens atletas mostraram resistência, perseverança e a força do esporte escolar mato-grossense também nos esportes individuais. As disputas ocorreram simultaneamente em praças esportivas de Várzea Grande, cidade-sede da competição, e em Cuiabá. Em todos os locais, a honra em participar da seletiva estadual e disputar a tão sonhada vaga para a fase nacional era o sentimento que identificava atletas e técnicos de modalidades diversas. 

“Eu estou muito, muito feliz. É a primeira vez que ganho em primeiro lugar e vou participar de um brasileiro”, comemora Maira Lana, 13 anos, do CMEB de Sorriso, campeã estadual na prova de 80 metros com barreira.

Mesmo para os atletas que já vivenciaram a competição nacional, a classificação traz mais uma oportunidade de se consagrar no maior evento esportivo escolar do país. É o caso do atleta de natação, Thiago Caldas, que já disputou outras duas fases nacionais da competição e se prepara para representar Mato Grosso em terras catarinenses.

“A gente treina para isso, para melhorar ainda mais. E estou me preparando mais do que nunca para desta vez ganhar, subir no pódio e representar bem o meu Estado”, expressa o atleta de 16 anos, do Colégio Isaac Newton, em Cuiabá, campeão nas provas de 100 e 50 metros livre. 

A diversidade do povo mato-grossense foi mais um dos destaques na etapa estadual dos Jogos Escolares de modalidades individuais. Praticantes de atividades milenares que já deram origem a algumas modalidades olímpicas, os povos indígenas também marcaram presença nessa edição. No atletismo, o município de Campinápolis foi representado por 10 estudantes indígenas que disputaram em diferentes provas e conquistaram o primeiro lugar no pentatlo, com a atleta da etnia xavante Keila Penhopre.

A xavante Keila e seu treinador, Peter Mattos Drei

“Temos um saldo positivo apesar das dificuldades que enfrentamos, como a logística para envolver todos os municípios de um Estado de dimensões tão grandiosas. Ganhamos muito aprendizado, com certeza no próximo ano tudo será feito com mais qualidade ainda. Agora nossos olhos se voltam para a etapa brasileira em Blumenau, vamos preparar e organizar toda a logística para levar nossos atletas e alcançarmos os melhores resultados por lá”, manifesta o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

De acordo com o adjunto, essa última etapa jogos escolares fecha com êxito todo o trabalho que começou em janeiro com o planejamento para a realização das 10 etapas regionais e três estaduais.

“Agradecemos aos servidores da Secel, Prefeitura de Várzea Grande, atletas, familiares, treinadores, ao secretário Allan Kardec e ao governador Mauro Mendes – que sempre apoiaram as ações. A todos que possibilitaram o grande sucesso do evento, nosso muito obrigado”, conclui.

Fase nacional dos Jogos Escolares

Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a etapa nacional dos Jogos Escolares será realizada de 15 a 30 de novembro, em Blumenau/SC. 

Mato Grosso será representado por 12 equipes de modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei). Nove equipes garantiram vagas durante a etapa Regional Verde - que contou ainda com os sete Estados da Região Norte e mais o Distrito Federal. Outras três equipes foram habilitadas de forma direta por Mato Grosso ter ficado entre os cinco primeiros colocados nas modalidades durante a competição nacional do ano anterior.

Mais 145 atletas dos esportes individuais, que foram campeões em suas modalidades nessa fase estadual, garantiram vagas para a fase nacional.

Os relatórios com os resultados finais de todas as etapas podem ser acessados por aqui: www.esportes.mt.gov.br/eventos/jogos-escolares-da-juventude

 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp