Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 11 de Dezembro de 2019

1 9
:
0 9
:
1 3

Últimas Noticias

Campanha Publicitária
publicidade

Notícias / Agronegócio

10 Out 2019 - 15:46

Safra de grãos 19/20 deve ser recorde

Primeiro boletim divulgado pela Conab aponta produção de 245 milhões de toneladas

Agrolink

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)

Publicidade

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, agora há pouco, o 1º levantamento da safra de grãos 2019/2020. A projeção é de que os produtores brasileiros colham cerca de 245,8 milhões de toneladas, um aumento de de 1,6% ou 3,9 milhões de toneladas, comparando com a safra passada. 


Isso representa um recorde. Milho, soja e arroz devem ter aumento já o feijão deve ter queda devido a condições climáticas e perda de espaço para o cultivo de outras culturas. A área plantada também deve ter um pequeno aumento. A expectativa é que sejam cultivados 63,9 milhões hectares, uma variação positiva de 1,1% em comparação à safra passada. A produtividade estimada pela Conab leva em conta condições normais de rendimentos e baseada em dados de séries históricas, estando sujeitas a interferências durante a safra.

Confira como deve ser o desempenho de cada cultura:

Milho - A primeira safra tem produção estimada em 26,3 milhões de toneladas, 2,5% superior à de 2018/19, com um crescimento de 1% na área, totalizando 4,14 milhões hectares. Já o milho segunda safra, que representa cerca de 70% do total do grão, começará a ser plantado após a colheita da soja, que está vigente no momento. 

Soja -  Tendência de crescimento na área cultivada e crescimento de 1,9% em relação aos números anteriores, com 120,4 milhões de toneladas.

Feijão - Primeira safra indica redução de 3,9% na área a ser cultivada. Neste momento, a cultura perde espaço para o milho e a soja, que apresentam melhor rentabilidade. 

Arroz - Tem uma produção de 10,6 milhões de toneladas, 1,9% superior à de 2018/19, mesmo com redução de 0,6% na área a ser cultivada, totalizando 1,7 milhão de hecatares.

Algodão - Houve um pequeno acréscimo de 1,2% na área, alcançando 1,6 milhão de hectares.

Trigo - A safra 2019 ainda não foi totalmente colhida e a projeção é que este cereal alcance cerca de 5,1 milhões de toneladas.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet