Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Girassol produzido em MT vira óleo, comida para pássaro e beleza da lavoura atrai turistas

Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, é considerado o maior município produtor da semente no Brasil. Empresas de dedetização usam o girassol para fazer iscas para ratos e até produtores que fazem mel da flor com a planta.

Mato Grosso é o maior produtor de girassol do Brasil e é responsável por cerca de 60% do que é produzido da planta no país. O que é extraído do girassol vira óleo vegetal usado por indústrias de salgadinhos, semente para alimentar pássaros e, nos últimos anos, o cenário da lavoura tem atraído turistas para ensaios fotográficos.

Nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura, o G1 vai publicar uma série de reportagens sobre agricultura.

Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, é considerado o maior município produtor da semente no Brasil.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso é o maior produtor de girassol do Brasil. Em 2019, sua produção atingiu 75.706 toneladas, representando 58,7% da produção brasileira nesta safra.

Abelha em girassol — Foto: Jonatas Boni/G1Abelha em girassol — Foto: Jonatas Boni/G1
Abelha em girassol — Foto: Jonatas Boni/G1


Sua maior participação na safra nacional ocorreu em 2014, quando Mato Grosso produzia 79,4% da safra brasileira de girassol.

Segundo presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Antônio César Brolio, a área plantada de girassol deve ficar em torno de 20 mil hectares em 2020. Os produtores ainda estimam atraso na primeira safra por conta do atraso nas chuvas.

Em Mato Grosso, os produtores plantam girassol entre fevereiro a março e colhem no mês de junho. A saca da semente é vendida, em média, a R$ 76.

Produção de girassol em MT — Foto: AssessoriaProdução de girassol em MT — Foto: Assessoria
Produção de girassol em MT — Foto: Assessoria

Além de Campo Novo, o algodão também tem expressiva presença nas lavouras de Sorriso e Primavera do Leste, municípios a 420 e 239 km de Cuiabá. Em Sorriso os produtores plantam 5 mil hectares da planta.

“A semente vai para as indústrias que extraem o óleo. Um tipo de óleo é vendido para indústrias que fabricam salgadinhos”, explicou Brolio ao G1. O óleo é semelhante ao de oliva.
O girassol é uma das quatro maiores fontes de óleo vegetal comestível no mundo. Além de ser uma planta resistente a períodos de seca, ela não exige muito investimento em tratos culturais. As flores têm uma particularidade curiosa: giram conforme a posição do Sol.


“O produto [óleo] vai para outros estados, é refinado, filtrado e vendido nos mercados. Mas também há outras finalidades como a alimentação de passarinhos, empresas de dedetização que usam o girassol para fazer iscas para ratos e até produtores que fazem mel da flor do girassol”, comentou o presidente do sindicato.
Os produtores de Campo Novo são procurados por casais, fotógrafos e moradores de outros estados que se interessaram em fazer ensaios fotográficos nas lavouras.

“É diferente. Acaba virando um turismo na lavoura”, comemora.

Foto tirada em lavoura de girassol em Mato Grosso — Foto: ReproduçãoFoto tirada em lavoura de girassol em Mato Grosso — Foto: Reprodução
Foto tirada em lavoura de girassol em Mato Grosso — Foto: Reprodução

A média produzida em Campo Novo é de 28 a 30 sacas. O resultado, como em outras plantações, depende do clima e do ano.

Para Brolio, o 'segredo' dos produtores de Campo Novo é sempre inovar em culturas e pensar na rentabilidade do girassol.

“Temos duas indústrias que esmagam o girassol e facilita para o produtor plantar e entregar aqui mesmo na região. O girassol é muito leve e, se fôssemos levar para uma região mais longe, o frete ficaria muito caro pelas cargas levarem pouco peso”, detalhou.

A maior parte da produção mato-grossense tem como destino final o mercado interno. Pouca coisa é exportada.

“Temos outras culturas que acabam competindo na mesma época de plantio”, finalizou Brolio.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp