Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Quarta-feira 11 de Dezembro de 2019

0 0
:
2 6
:
2 5

Últimas Noticias

Notícias / Agronegócio

11 Nov 2019 - 16:06

Variedades de soja tolerantes a seca e nematóides são testadas em área experimental de Confresa

Repórter Agro

Repórter Agro

 (Crédito: Repórter Agro)

Publicidade

Neste último domingo (11), foi realizado na faz. São Francisco, de propriedade de Denis Pes, em Confresa, o plantio em uma área experimental de soja (Glycine max), a área que não é comercial será utilizada para avaliação de novas variedades do grão.  


Foram plantadas 7 áreas de diferentes experimentos, sendo 3 codificações (sementes em lançamento) e 4 variedades, distribuídas em uma área de 14 hectares. O intuito do trabalho é trazer novas variedades com maior potencial produtivo para a região do Araguaia, realizando por intermédio de pequenos experimentos a análise de desenvolvimento de cada variedade alocada.

 

Em relação as características fisiológicas das plantas de soja utilizadas no plantio, os diferentes tipos de soja possuem ciclos entre 100 a 118 dias, com 3 variedades precoces entre 100 a 103 dias e 4 variedades com ciclo entre 114 a 118 dias. O plantio da área foi ordenado em forma crescente com início de plantas precoces e finalização da área com plantas mais tardias. O Plantio foi acompanhado pelo engenheiro agrônomo Vatson Geovani Brufatti, com cobertura exclusiva do Site Repórter Agro.

 

Ressalta-se que estas variedades já foram testadas em outras áreas da região com diferentes populações e em outras datas de plantio, testando diferentes tipos de solo, na busca pela melhor adaptação, impactando diretamente sobre a produtividade. Foram semeadas variedades com de 12 a 22 sementes por metro linear, distribuídas por uma área de 14 hectares, a área terá acompanhamento quinzenal, onde será avaliado o desenvolvimento dos estágios vegetativos das variedades. O dia de campo está previsto para ser realizado entre os dias 25 de fevereiro a 10 de março de 2020, tendo cobertura completa pelo Repórter Agro.

 

Tais variedades trazem em novidade a resistência a nematoide pratylenchus, tolerância a falta de água, inclusive o tratamento utilizado para a semente faz com que a planta tenha uma armazenagem de água entre 6 a 7 dias em casos de falta de chuvas.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet