Agência da Notícia

14 anos no MT

Agência da Notícia, Domingo 8 de Dezembro de 2019

1 8
:
3 6
:
1 1

Últimas Noticias

publicidade

Notícias / Agronegócio

19 Nov 2019 - 10:44

Safra 2019/20 de soja deverá ter uma área 2,3% maior

Estimativa de área de milho primeira safra, na temporada 2019/20, é de 4.142,6 mil hectares, 0,9% maior que a área cultivada na safra 2018/19

Repórter Agro

Reprodução

 (Crédito: Reprodução)

Publicidade

A estimativa de área de milho primeira safra, na temporada 2019/20, é de 4.142,6 mil hectares, 0,9% maior que a área cultivada na safra 2018/19. A competição de área por soja e a possibilidade de cultivo de milho no segundo momento da safra explica a diminuição das área de milho primeira safra.

 safra 2011/12 marca o momento em que a segunda safra, até então denominada safrinha, assumiu o protagonismo como a principal safra de milho do país. 

A semeadura está avançada na Região Sul, enquanto as outras regiões esperam por condições mais adequadas ao plantio. Com relação ao plantio da segunda safra, previsto para iniciar em janeiro, a produção é estimada em 70,9 milhões de toneladas. A expectativa fica por conta do ciclo da soja, que, ocorrendo dentro do esperado, acarretará em uma janela de plantio favorável ao milho de segunda safra. 

Observando o calendário de plantio do cereal, nos últimos anos, a Conab constatou o surgimento de uma oferta, com tendência a ter um rápido crescimento, sobretudo na região da Sealba (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia) e no Amapá e Roraima, que produzem num calendário parecido com o do Hemisfério Norte, cujo plantio se concentra no período entre maio e junho. Para esse milho, dito de terceira safra, a produção deverá ser de 1,15 milhão de toneladas. 

Dessa forma, a estimativa nacional de cultivo do milho, considerando a primeira, segunda e terceira safras, na temporada 2019/20, deverá apresentar diminuição de 1,7% em comparação a 2018/19 e resultar em uma produção de 98,4 milhões de toneladas. 

Soja

A safra 2019/20 de soja deverá ter uma área 2,3% maior que na última temporada, continuando a tendência de crescimento das últimas safras. O vazio sanitário para a cultura terminou em setembro nos principais estados produtores, e a semeadura iniciou de forma modesta em relação à safra passada, mas dentro da normalidade quando comparada às outras safras.

Até o início de novembro cerca de 54% da área esperada para a semeadura já estava efetivamente plantada. Quanto à produção, a perspectiva inicial é de acréscimo na ordem de 5,1% em comparação a 2018/19, devendo alcançar 120,9 milhões de toneladas.

Inserir comentário

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

Notícias Relacionadas

 
Sitevip Internet