Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Dono de fazenda, em Cocalinho, onde onças foram mortas é identificado e polícia procura pessoas que aparecem em vídeo

Polícia encontrou a fazenda e a caminhonete que aparece no vídeo. Imagem mostra moradores comemorando morte de três onças-pintadas

Dono de fazenda, em Cocalinho, onde onças foram mortas é identificado e polícia procura pessoas que aparecem em vídeo

Foto: PJC-MT

O dono da fazenda onde supostamente foi realizada a matança de três onças-pintadas, no município de Cocalinho, a 765 km de Cuiabá, na região do médio Araguaia, já foi identificado pela Polícia Civil.

Os policiais localizaram a propriedade rural nessa quarta-feira (13) depois que as imagens dos animais mortos foram divulgadas em diferentes redes sociais na internet.

A propriedade rural é de difícil acesso e fica a aproximadamente 150 quilômetros da região central de Cocalinho.

No local, a equipe da Polícia Civil encontrou a caminhonete que aparece no vídeo, confirmando se tratar da propriedade onde ocorreu o crime ambiental.

No entanto, nem o proprietário da fazenda ou as três pessoas que apareceram nas filmagens foram encontrados pelos policiais. Um dos suspeitos é conhecido pelo apelido de 'Carrapicho'.

"Foi encontrada a caminhonete e os policiais encontraram as características do imóvel que comprovam que aquele vídeo foi feito no local. O proprietário da fazenda foi identificado, os suspeitos não foram encontrados, mas são procurados”, disse o delegado Valmon Pereira da Silva

Os policiais foram recebidos por um caseiro que chegou a fazenda há cerca de quatro dias, a pedido do proprietário que alegou que o imóvel estava vazio. Questionado, o funcionário disse que ficou sabendo do vídeo em que as onças aparecem mortas somente depois que chegou à propriedade.

O crime ambiental ocorreu há mais de cinco dias, antes do novo caseiro ser chamado para trabalhar na propriedade.

A Polícia Civil continua as diligências em buscas dos suspeitos da morte dos animais, que responderão por crime ambiental contra a fauna, previsto no artigo 29 da lei 9605/98.

Após confecção de relatório, a documentação será encaminhada para os órgãos ambientais, com objetivo de apurar o crime ambiental por parte dos suspeitos e também do proprietário, assim como a adoção de medidas administrativas cabíveis.

Vídeo

O vídeo que circula nas redes sociais é feito por uma mulher. Ela mostra os animais abatidos e ainda parabeniza o suspeito, identificado apenas pelo apelido de "Carrapicho".

O homem afirma que as onças estavam numa árvore e diz que duas delas são filhotes e a outra seria a mãe.

Representantes da ONG Panthera afirmaram que tiveram conhecimento do vídeo e aguardam o resultado das investigações para tomar providências.

O abate e a caça de onças são crimes ambientais, com pena prevista de seis meses a três anos de prisão e multa.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp