Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Polícia

Mais de 580 mulheres já usaram o botão do pânico em Mato Grosso

De acordo com a Sesp, no ano passado 221 mulheres utilizaram o botão do pânico em Mato Grosso.

G1

26/02/2020 - 09:08 | Atualizada em 26/02/2020 - 09:12

Desde que o botão do pânico passou a ser adotado como uma das medidas protetivas de vítimas da violência doméstica, mais de 580 mulheres usaram o mecanismo em Mato Grosso. O uso destes equipamentos foi implantado em Mato Grosso, em 2014. Atualmente, o serviço é coordenado pela Gerência de Monitoramento Eletrônico da SESP.

Com apenas um acionamento, a polícia consegue chegar até o agressor. A unidade de rastreamento portátil, que é o nome técnico para o botão do pânico, sempre está ligada a uma tornozeleira. A distância entre vítima e agressor é estipulada pelo juiz. Em caso de perigo ela aciona o botão e em três segundos a central de monitoramento toma as providências.

Segundo Emanoel Flores, secretário adjunto administração penitenciária , a central de monitoramento entra em contato com o agressor para que ele saia do local. “Ele não saindo do local é acionado a PM que vai até o perímetro identificado”, explicou.

A mulher ela recebe o dispositivo como se fosse um celular, um pouquinho maior. O dispositivo tem que ser carregado por ela. Caso não seja carregado, o Centro Integrado de Ocorrências e Segurança Pública (Ciosp) também é acionado a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informa que a mulher não está carregando.

O homem também tem carregar a tornozeleira.

De acordo com a Sesp, no ano passado 221 mulheres utilizaram o botão do pânico em Mato Grosso.

Neste ano, até agora, 87 são monitoradas.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp