Mato Grosso

Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias Agronegócio

Compra conjunta de insumo traz até 15% de economia ao produtor

Na região Sul de Mato Grosso chega a 62,5% o número de produtores que praticam esta modalidade de compra de insumos.

Agência da Notícia com Agro Olhar

06/10/2014 - 13:00

 Uma das saídas para economizar diante os altos custos de produção a compra conjunta de insumos entre produtores pode gerar economia de até 15% na aquisição de sementes, por exemplo. Na região Sul de Mato Grosso chega a 62,5% o número de produtores que praticam esta modalidade de compra de insumos.

A compra conjunta de insumos já é praticada em Mato Grosso há algum tempo e proporciona redução de custos aos produtores, principalmente diante de uma tendência de rentabilidade baixa, como a prevista para a safra 2014/2015.

De acordo com dados do projeto Referência, feito há sete anos pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a economia na hora de comprar fertilizantes pode chegar até 10% de adquiridos em conjunto. Já as sementes até 15% de economia.

“Muitos optam pelas cooperativas, mas há muitos casos de união mais informal, em que um produtor faz a compra em seu nome para um grupo de vizinhos. A fórmula não importa muito: o que vale é a iniciativa de se reunirem para economizar”, comenta o gerente de Planejamento da Aprosoja-MT, Cid Sanches.

Segundo o projeto, a economia na compra de adubos variou de 9,7% a 11,6%, dependendo do fertilizante utilizado. Já no caso da aquisição da semente de soja a compra em conjunto proporciona ao produtor economizar de 11,7% a 36,2%. “São percentuais muito positivos, que poderão ajudar e muito o produtor a enxugar sua planilha de custos. Esse exercício se torna essencial daqui pra frente, em que a tendência é de redução cada vez maior da rentabilidade do produtor”, diz Cid Sanches.

As informações quanto a rentabilidade na compra conjunta de insumos foi feito com base em relatórios de 168 propriedades rurais atendidas pelo Projeto Referência, em 36 cidades. Foram avaliados 207 mil hectares utilizados na produção de soja, milho, milho pipoca, feijão, girassol, algodão, pecuária de corte, milho branco, arroz, crotalária e milheto.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp