Imprimir

Imprimir Notícia

4 Mar 2019 - 15:00

Mato Grosso tem a maior frota de aviões agrícolas do país

Mato Grosso é o primeiro no ranking brasileiro de aviões agrícolas do país, com 22,5% da frota nacional, o que significa 494 aeronaves. O estado também é campeão em empresas aeroagrícolas, com 31 empreendimentos do tipo. Os dados são do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag).

Em Mato Grosso, o número de operadores privados também aparece em primeiro lugar, ou seja em aeronaves que não fazem parte da frota de empresas, com 233 aviões. No ano passado, a frota mato-grossense recebeu mais 30 aeronaves, o que também foi destaque em relação aos outros estados.

No ranking nacional de número de aviões agrícolas, atrás de Mato Grosso vem o Rio Grande do Sul, com 427 aeronaves, seguido por São Paulo, que possui 317 aviões para este fim.

Segundo o levantamento, o Brasil teve um aumento de 3,74% em aeronaves agrícolas em 2018, chegando a 2.194 aviões no país para esse tipo de atividade. O país é a segunda maior força aérea agrícola do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América, que possuem 3,6 mil aeronaves.

A frota de aeronaves agrícolas no país é de 2.182 aviões e 12 helicópteros, sendo que 66,59% são de empresas, 32,32% são de operadores privados e o restante é de propriedade de governos, autarquias federais ou estaduais, além de protótipos e aeronaves de instrução.

Imprimir