Mato Grosso

Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Artigos Raviano Coelho

Novos investimentos, novas empresas precisam estar na linha de trabalho das políticas públicas de São José do Xingu, por Raviano Coelho

São José do Xingu, cidade com cerca de 6 mil habitantes, pode se tornar uma cidade empreendedora, eu acredito nisso. Para isso acontecer será preciso fazer políticas de incentivo econômico e que o maior desafio do gestor municipal atual e dos próximos é a questão da instalação de novas empresas no município como forma de promover o crescimento e o desenvolvimento local, gerando emprego e renda. Ressalta ainda que as autoridades políticas municipais precisam ter contato com grandes empresas, no sentido de convidá-las a investirem na cidade, propondo assim doações de terrenos e isenção fiscal, pelo menos dos dois primeiros anos, afim de oferecer vantagens para que faça investimentos na localidade.

Para ampliar o desenvolvimento econômico do município a solução é trazer novas empresas, o que também requer algumas necessidades e atenção da parte do poder público municipal que possam atrair mais investidores para o município como, por exemplo:
• Planejamento: é preciso estudar a cidade e analisar as possibilidades dos segmentos de empresas e indústrias que poderão ser atraídos.
• Infraestrutura: as empresas procuram por cidades que ofereçam a infraestrutura necessária, estradas e energia elétrica que chegam até as empresas.
• Logística: os grandes empresários procuram por cidades que ofereçam a infraestrutura necessária, estradas e energia elétrica;
• Mão de obra: caso a empresa precise de mão de obra qualificada, é preciso ver se a cidade terá pessoas que ofereçam esses serviços. Toda empresa antes de escolher onde abrir novas fábricas e filiais, procura se informar se a mão de obra da região irá atender suas necessidades. Nesse caso, é preciso que a Secretaria Municipal de Educação, invista em treinamentos profissionalizantes; através de parcerias como SENAI, SENAC, no qual venha formar mão de obra, dando oportunidade aos jovens e mulheres a ingressarem no mercado de trabalho.
• Impostos: A prefeitura pode reduzir o valor do ISS- Imposto Sobre Serviço. Este é um fator muito importante na escolha do local.
Como estudante de Administração, vejo que as autoridades precisam impulsionar os comerciantes locais e empresas de outras localidades em busca de novos investimentos, no sentido de aumentar crescimento econômico da cidade. É necessário pensar no desenvolvimento econômico da cidade, pois isso é o presente e o futuro da cidade.

Raviano dos Santos Coelho, é nascido em São José do Xingu, atualmente é estudante de administração.
 
Sitevip Internet
Fale conosco via WhatsApp