A ideia de se praticar o lazer não surgiu nos tempos atuais. Estima-se que este tenha surgido com força ainda no final do século XIX, quando as modificações nas formas de trabalho passaram a ser absorvidas pela sociedade da época. Na atualidade, contudo, este é visto como algo que pode favorecer à saúde, já que melhora o relaxamento do corpo, preparando o indivíduo para retorno às suas obrigações, sobretudo profissionais

Mais do que mera oportunidade de diversão:
O modo como as pessoas vivem na atualidade podem ocasionar uma visão bastante restrita quanto ao que possa ser classificado como lazer. Há quem acredite que isso só se torna possível quando a pessoa consegue abdicar totalmente de sua rotina. Isso, no entanto, não deve ser encarado como uma verdade universal, uma vez que cada indivíduo pode possuir um meio peculiar de relaxamento.
Alguns exemplos de atividades de lazer:
Se para algumas pessoas o lazer é feito através de atividades individuais, para outras ocorre de forma contrária. Há quem prefira estar rodeado de calor humano. Alguns indivíduos preferem o ócio, mas outros se veem mais motivados quanto à realização de alguma atividade que absorva integralmente a sua atenção. Veja alguns tipos:
• Práticas de esportes:
Para aliviar o estresse dos agitados dias, a prática esportiva é adotada por muitas pessoas. Existem variados tipos de
esportes, podendo ser aquáticos, realizados com o emprego de bolos, bem como através de tabuleiros. O fato é que o corpo costuma ser beneficiado com esta modalidade de lazer, assim como a própria mente, que passa a se apresentar mais relaxada. Alguns indivíduos veem nas idas à academia uma maneira de se desfrutar de melhores condições de saúde física e também mental.
• Fotografia:
Registrar imagens por onde se passa é um modo lúdico de se conseguir lazer. Esta prática ganhou ainda mais força com a criação das redes sociais, já que as pessoas começaram a sentir a necessidade de manter suas atividades diárias registradas. Além disso, pode proporcionar um novo direcionamento na vida de quem a pratica, pois o cotidiano passa a ser visto sob novos ângulos.
• Leitura:
O relaxamento por meio da leitura de livros é algo inigualável e praticado há muito tempo. Um dos lados mais positivos desta experiência é justamente se transportar para uma outra realidade, muitas vezes diferente da que se vive realmente. Ocorre também o enriquecimento do vocabulário, quando a pessoa se torna leitora de forma contumaz.
• Sair com amigos:
O chamado “happy hour” conquistou muitos trabalhadores em todo mundo. O que antes era visto somente como uma forma de relaxar após o expediente, hoje já é considerado algo de extrema importância para a saúde mental. Até mesmo os índices de produtividade podem ser melhorados quando da adoção desta prática. O mesmo se verifica em relação aos encontros com amigos em outras ocasiões, como festas, por exemplo.
• Ir ao cinema:
O cinema possui um efeito positivo para muitas pessoas. O próprio ambiente é simbolo de diversão aos frequentadores. Os filmes exibidos em enormes telas contribuem para que os indivíduos encontrem neste hábito um tipo de lazer.