Durante a pandemia comércio online varejista deu um salto

Legenda: Durante os meses de isolamento as pessoas migraram da venda física para virtual / Autor: PhotoMIX Company / Fonte: Pexels
Um estudo realizado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) revelou que o comércio eletrônico varejista teve um aumento surpreendente entre janeiro e junho deste ano.
O aumento foi de 0,8 ponto percentual. Isso indica que no estado de São Paulo o e-commerce representa agora 3,7% do total do varejo. A projeção é que chegue a 5% até o fim do ano. Esse crescimento era esperado apenas para 2026. Os dados são equivalentes aos avanços entre 2013 e 2019. Portanto, a progressão foi de seis anos em seis meses.
Os números mostram a importância da migração para o mercado online. A
pandemia forçou um aceleramento desse processo, já que as vendas físicas caíram muito durante o isolamento. Quem não está no digital está perdendo para concorrência e ficando para trás.
Além do comércio varejista, muitos setores tiveram que se reinventar e deslancharam durante a pandemia.
Saúde como foco
Com as academias fechadas por meses, as pessoas procuraram alternativas para fazer exercícios mesmo de casa. A busca por equipamentos fitness e aulas de atividade física online também cresceram significativamente. Uma vida mais saudável foi - e continua sendo - foco de mudança para muitos brasileiros nesse período.
Outra prova disso é o mercado de suplementos que também teve um crescimento considerável.
Dados repassados pelo portal especializado Saudável&Forte indicam que houve maior procura por vitamina C, vitamina De multivitamínicos. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) também mostrou que 48% dos participantes começaram a tomar suplementos com o objetivo principal é aumentar a imunidade.
Tecnologia a favor
Outro seguimento que deu um salto gigante foi o de plataformas para trabalho remoto, como Zoom e Skype. Para que as aulas e reuniões de trabalho pudessem continuar acontecendo as pessoas buscaram esses sites como solução.
O Zoom, por exemplo, teve um lucro de 1.123% a mais em um trimestre. O aumento de usuários foi de 354% no mesmo período.
Ainda no setor da tecnologia, os aplicativos de delivery de comida também tiveram um boom na quarentena. O download desses aplicativos cresceu 25% no Brasil e 700% somente em São Paulo. Isso gerou mais oportunidades de emprego em meio a crise causada pelo Covid-19.
Se antes se ouvia que o futuro seria digital, hoje essa é uma realidade mundial. Essas migrações para o mercado digital são importantes tanto para o cliente, que precisa dos serviços, quanto para o empresário, que luta para manter os negócios em meio a pandemia.
Embora possa parecer passageiro, o mercado de compras online veio para ficar mesmo pós Covid. A perspectiva é que até o fim do ano, a cidade de São Paulo se aproxime do desempenho de Nova York (EUA) no comércio online no varejo.