Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 25 de Novembro de 2020

1 9
:
4 5
:
5 9

Últimas Noticias

Artigos

6 Nov 2020 - 15:03 | Atualizado em 10 Nov 2020 - 08:47

Dicas de segurança para pais de primeira viagem

Danielle Assis

Cuidados simples podem evitar acidentes dentro e fora de casa

Fonte: smpratt90 / Pixabay
Link: https://pixabay.com/pt/photos/fam%C3%ADlia-rec%C3%A9m-nascido-beb%C3%AA-crian%C3%A7a-2610205/

É muito comum que pais de primeira viagem tenham uma lista de inseguranças com relação aos seus bebês. Por esse ser um momento muito novo e desafiador, inúmeras são as dúvidas relacionadas aos cuidados com o novo membro da família e a segurança dele é uma das maiores preocupações. 

Os bebês costumam ser mais sensíveis do que crianças e adultos, pois sua pele é mais delicada e nem todos os seus ossos estão totalmente desenvolvidos. Devido a isso, é necessário ter cuidados redobrados para que nenhum acidente ocorra. 

Porém, não é necessário estar constantemente preocupado com tudo o que está ao redor e para evitar qualquer problema relacionado a segurança do bebê basta prestar atenção em alguns detalhes. 

Roupas 

De acordo com uma cartilha desenvolvida pelo Inmetro, no momento de escolher as roupinhas para o bebê deve-se evitar modelos com capuz que contenham cordões na área da touca ou do pescoço, pois esses podem causar enforcamentos.  

Com relação às peças com botões, é preciso se atentar para que eles não estejam soltos e nem possam ser quebrados facilmente ou levados à boca pelos bebês. 

Local de dormir 

Existem muitos modelos de berço que podem ser adquiridos. Há as opções portáteis, que são ótimas para viagens, os berços que viram camas, que podem ser utilizados após o crescimento do bebê, e as opções comuns, que apresentam apenas um tamanho e são fixas. 

Independente do modelo, é fundamental que o berço e o colchão sejam firmes e não tenham peças que soltem facilmente. 

Além disso, no momento de colocar o bebê para dormir retire qualquer enfeite ou ursinho de pelúcia que possa estar no local e somente após os seis meses é recomendado o uso de travesseiros. 

Hora do banho 

A hora do banho é uma das mais temidas pelos pais, mas seguindo os passos certos não é preciso se preocupar. 

Antes de iniciar essa atividade deve-se deixar todos os produtos que serão utilizados separados e ao alcance das mãos para evitar ter que sair do local e deixar a criança desprotegida. 

Ao encher a banheira coloque apenas água suficiente para cobrir as pernas do bebê, o que é equivalente a cerca de 5 dedos.

A temperatura da água não pode ser muito quente e nem muito fria e o ideal é que esteja entre 35ºC e 37ºC. Para se assegurar disso pode-se utilizar um termômetro ou então imergir uma das mãos na água e sentir como ela está. 

No carro

Antes de transportar o bebê no carro adquira uma cadeirinha de acordo com o tamanho e peso da criança e a instale corretamente, de preferência no meio do banco de trás. 

Bebês de até 1 ano de idade devem sempre ser colocados na cadeirinha virada de costas para o movimento do veículo e caso se sinta mais seguro pode-se ir algum responsável no banco de trás junto com ele. 

Prevenindo engasgos 

Diversos são os casos de bebês engasgados e para evitar que isso ocorra deve-se tomar algumas precauções no momento da alimentação. 

Ao realizar a amamentação o ideal é posicionar o bebê sentado, ao invés de deitado, e checar se ele tem uma boa embocadura no seio ou no bico da mamadeira. 

Se a alimentação for feita através da mamadeira é importante verificar se o bico é do tipo ortodôntico e possui um pequeno furo na sua ponta. 

Após a mamada, o bebê deve ser colocado no colo, na posição em pé e com a cabeça apoiada no ombro de quem o está segurando. Em seguida recomenda-se dar leves batidinhas nas suas costas. 
 
 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet