Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 25 de Novembro de 2020

1 9
:
4 6
:
1 9

Últimas Noticias

Artigos

6 Nov 2020 - 15:06

Aprenda a estudar sozinho para o Enem em época de quarentena

Phamela Hinhel

Provas de 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021

Legenda: Para estudar em casa é preciso planejamento e organização / Autor: Green Chameleon / Fonte: Unsplash.
Quem se inscreveu para o Enem 2020 ficou bastante preocupado com o fato de a pandemia ter prejudicado os estudos durante esse ano, já que praticamente não houve aulas presenciais. 

Por conta disso, o governo decidiu estender o tempo de estudo e adiou a aplicação das provas para o início de 2021. Estudantes que se inscreveram para a prova física vão fazer o exame em 17 e 24 de janeiro. São 5,7 milhões de inscritos nessa modalidade. Já os 96 mil alunos que aplicaram para a prova digital vão fazer o Enem nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Enquanto esse dia não chega e não tem data certa para o retorno das aulas presenciais em Mato Grosso, estudantes precisam de planejamento e disciplina para seguirem com os estudos em dia. Confira as dicas para aproveitar esse tempo de isolamento e manter o foco nos livros. 

Planejamento é tudo

É importante fazer um calendário de estudo para que haja um equilíbrio e nenhuma matéria fique de fora. Divida as matérias em dias e períodos de tempo de modo que seja possível abraçar todos os temas. Dê mais atenção - e tempo - para os assuntos que exigem mais de você. Eles devem ser estudados nos momentos do dia que você se sente mais disposto e produtivo. Deixe as matérias fáceis para as horas que sua produtividade cai. Um bom planejamento vai evitar desperdício de tempo. E de preferência coloque esse calendário na sua mesa. Você pode imprimir semanalmente e ir riscando as tarefas concluídas. 

Canto tranquilo

Parece detalhe, mas ter um canto tranquilo e organizado para chamar de seu pode ajudar a manter o foco. Faça daquele um local dedicado para seus estudos. Deixe sempre bem limpo e livre de muitas informações. Um local bagunçado pode atrapalhar bastante a produtividade. Quanto mais clean, mais fácil será de manter o foco. Você pode apostar em lembretes, como frases motivacionais impressas e colocadas na parede para te lembrar dos objetivos. Sempre guarde seus materiais no fim dos seus estudos. 

Conte com bons materiais

Assim como um bom local, os materiais importam. Contar com tudo que precisa pode facilitar seu estudo. Ter cadernos e canetas coloridas a mão podem deixar a leituras e anotações mais organizadas e interessantes. Se você pode investir, compre bons livros e apostilas atualizadas. 

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia é possível encontrar todo o material de estudo na internet, inclusive cronogramas específicos para o Enem. Por isso também é preciso contar com um bom computador e ter um pacote de internet para assistir videoaulas sem que travem e baixar apostilas, por exemplo. Como o volume de arquivos pode ser bem pesado e extenso, uma boa dica é organizar seu material de estudo em um HD para seu notebook, deixando tudo salvo em outro dispositivo e podendo levá-lo com você para onde precisar.  

Desligue distrações

Essa é uma dica simples, mas essencial. Enquanto você estiver cumprindo seu cronograma é indispensável dizer não para todas as distrações. Isso inclui avisar todos os integrantes da sua casa para que você não seja interrompido. Peça para que façam de conta que você está na escola ou cursinho. E claro, coloque seu celular em modo avião para não receber as notificações do WhatsApp e redes sociais. Disciplina é tudo, e só você pode escolher deixar essas distrações para depois.
 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet