Agência da Notícia

Mato Grosso

Agência da Notícia, Quarta-feira 25 de Novembro de 2020

2 0
:
1 3
:
5 5

Últimas Noticias

Artigos

6 Nov 2020 - 15:12 | Atualizado em 10 Nov 2020 - 08:49

Pandemia: Como a internet tem salvado idosos da solidão do isolamento

Lincoln Guilherme Copceski


Fonte: https://unsplash.com/photos/TeWwYARfcM4
 
Os idosos estão entre os que mais sofrem com o isolamento social durante a pandemia. Mesmo que muitas pessoas já estejam flexibilizando gradualmente algumas medidas mais rígidas, os idosos ainda não podem fazer o mesmo, já que o coronavírus apresenta muito mais riscos aos que tem mais de 60 anos. Sabendo disso, em muitos casos, nem as famílias estão visitando os mais velhos, mantendo-os isolados em prol da segurança.

Este longo período sem interações sociais pode comprometer a saúde mental dos idosos. Para evitar os problemas causados pela pandemia, como estresse, depressão e ansiedade, muitos estão apelando para a internet em busca de atividades relaxantes e divertidas. As atividades virtuais cumprem um papel fundamental na saúde, já que reduz os riscos de transtornos emocionais. Vale lembrar que na terceira idade, a depressão se torna ainda mais perigosa, pois aumenta o risco de suicídio.

Uma pesquisa do ano passado, realizada pelo TIC Domicílios, mostrou que 58% dos idosos brasileiros tinham acesso à internet. Mas é agora, com o isolamento, que estão surgindo novos modos de usar os ambientes virtuais. Com muita criatividade, todos estão encontrando maneiras de driblar a solidão.

O que chamou a atenção na internet foi a realização de bingos virtuais. Grupos de idosos, que já realizavam bingos corriqueiramente antes da pandemia, estão utilizando plataformas virtuais de videoconferência. Depois do jogo, os prêmios são entregues na casa dos vencedores.

Um artigo do site GuiaDeBemEstar, escrito pela psicóloga Sofia Vargas, explica bem a importância desse tipo de distração: “A transposição de atividades que eram realizadas antes da pandemia para o ambiente virtual ajuda a passar a sensação de normalidade. Para os idosos, isso é muito importante, já que eles estavam totalmente acostumados com uma rotina, e a mudança radical poderia ser muito prejudicial à saúde mental”.

Há também os idosos que estão aproveitando o isolamento para aprender coisas novas na internet. Sabendo disso, muitos produtores passaram a oferecer aulas exclusivas para a terceira idade, com lições adaptadas à realidade dos mais velhos. A ginástica está entre as preferidas, pois além de ajudar a passar o tempo e contornar a solidão, melhora a saúde do corpo.

As artes visuais também estão fazendo sucesso entre os idosos, por conta das características relaxantes que a pintura pode trazer. A culinária não fica muito atrás: muitos idosos estão usando a internet para aprender novas receitas.

Para os solteiros e viúvos, existe uma opção que vem crescendo bastante. São os sites de relacionamentos para terceira idade. Eles funcionam como os aplicativos de paquera, mas só aceitam o cadastro de idosos. Mesmo que os encontros virtuais da pandemia não se transformem em namoros no futuro, a interação com pessoas que estão passando pela mesma situação é muito importante para aliviar as tensões do isolamento.
 
 

Comentários no Facebook

Comentários no Site

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Agência da Notícia. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agência da Notícia poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Comentários com mais de 1300 caracteres serão cortados no limite.

 
Sitevip Internet